carregando

Digite para pesquisar

Você sabe quais os riscos de se passar muito tempo sentado?

A prática regular de atividade física é essencial em nossa vida.

Hoje em dia, está cada vez mais comum as pessoas passarem horas em frente ao computador, da TV ou celular. Você já parou para avaliar quantas horas por dia você fica sentado, seja no trabalho ou em casa? Por incrível que pareça, cada hora que um indivíduo passa nessa posição, reduz sua expectativa de vida em 21 minutos, conforme a pesquisa desenvolvida pela Universidade de Queensland, na Austrália.

O sedentarismo realmente é um fator preocupante. Inclusive contribui para o surgimento de doenças crônicas como pressão alta, doenças no coração, rim, câncer, obesidade, infarto, acidente vascular cerebral e, pode até levar à morte. Além disso, ficar muito tempo sentado pode comprometer a coluna vertebral, gerando dores no local. Nossas articulações também são afetadas e problemas circulatórios podem aparecer, aumentando o risco de trombose.

Manter-se sentado também pode levar ao desenvolvimento de diabetes. Isso acontece porque quando estamos inativos, a tendência é gerar o acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen. Isso propicia a produção de substâncias inflamatórias, que podem até afetar o pâncreas e originar a resistência insulínica.

Até mesmo a saúde mental pode ser comprometida pelo fato de passar horas sentado o dia inteiro, possibilitando o risco de depressão e ansiedade. Quando estiver no horário de trabalho, aproveite para fazer pequenas pausas, que com certeza ajudarão no seu rendimento profissional e bem-estar. Para isso, é muito bom levantar e dar uma volta, respirar um pouco, conversar com o colega. Assim, até a sua criatividade será estimulada.

Para você que trabalha o dia todo sentado, já pensou em ir trabalhar a pé ou de bicicleta? Ou, até mesmo, utilizar as escadas em vez de elevador, bem como aproveitar a hora do almoço para fazer uma caminhada? Também é muito importante levar sempre uma mochila com tênis e roupa leve para o trabalho, assim você não terá desculpas para faltar na academia ou dar uma boa corridinha.

Você sabia que a prática regular de atividade física é essencial em nossa vida? Ela contribui para o aceleramento do metabolismo, além de melhorar o humor, a integração social e ainda fortalece os tendões, ligamentos, melhora da flexibilidade e do alongamento. Além disso, reduzindo o tempo sentado de três horas por dia, a expectativa de vida pode aumentar em dois anos. Então ,agora é o momento de você começar a se movimentar mais e ter mais longevidade, não acha? E, por isso, é hora de praticar atividades físicas no Santa Mônica Clube de Campo!

Um dos maiores clubes da América Latina, o Santa Mônica Clube de Campo possui uma imensa reserva ecológica com mais de 72 alqueires de área e proporciona aos seus associados uma excelente infraestrutura para a prática esportiva e exercícios. Há diversas opções e modalidades oferecidas como: Tênis, Golfe, Futebol, Corrida, Natação, Hidroginástica, Badminton, Squash, Voleibol, Futsal, Judô, Musculação, Zumba, Pilates, Karatê, Ginástica Rítmica, Tiro e muito mais.

Escolha seu esporte preferido e venha treinar conosco! Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Cuidados Saúde