carregando

Digite para pesquisar

Você sabe quais os benefícios da Natação?

O motivo da Natação ser reconhecida como um esporte completo está justamente nas vantagens que ela oferece a seus praticantes.

A Natação é um dos esportes mais completos que podemos praticar. Não à toa, é uma atividade escolhida tanto para iniciar as crianças nos exercícios físicos, como também pode ser uma forma para adultos e idosos manterem seus corpos ativos.

Um diferencial desse esporte é que ele serve para, praticamente, todos os objetivos de quem deseja praticar atividade física. Desde a busca pelo emagrecimento, o fortalecimento dos músculos, melhorar o condicionamento, ajudar quem tem problemas respiratórios, etc.

E o mais legal da Natação é que sua prática não é algo monótono. A cada dia podem ser feitos novos desafios, diferentes movimentações, além de ser muito divertida.

Quais são os benefícios da Natação?

O motivo da Natação ser reconhecida como um esporte completo está justamente nas vantagens que ela oferece a seus praticantes. A seguir listamos dez benefícios. Confira!

1 – Esporte para todos: qualquer pessoa pode praticar Natação, independentemente da idade. É um esporte muito democrático e permite que desde crianças a idosos possam fazer as atividades sem qualquer restrição. Isso acontece porque essa atividade é de baixo impacto, não exigindo muita força do corpo para ser praticada.

2 – Aprimora o sistema respiratório: a Natação é bastante indicada para pessoas que têm problemas respiratórios. Ela ajuda a reduzir os sintomas da asma, fortalece os músculos do tórax e peitoral, aumenta o volume dos pulmões e amplia a capacidade que temos de absorver oxigênio, possibilitando uma respiração melhor.

3 – Faz bem ao coração: além de fortalecer os músculos do peitoral, a natação é ótima atividade aeróbica. Com isso, serve para fortalecer o coração, ajudando no processo de bombeamento e fornecendo melhor fluxo sanguíneo para todo o corpo.

4 – Ajuda a emagrecer: nadar ajuda a queimar calorias. Estudos indicam que em cada minuto de Natação podem ser perdidas até 60 calorias. A depender do estilo do nado, mais ou menos calorias podem ser queimadas. Isso faz com que esse esporte seja excelente para emagrecer ou manter o peso sob controle.

5 – Fortalece e tonifica os músculos: apesar de ser de baixo impacto, a Natação é um esporte que trabalha a resistência corporal. Isso é um dos elementos essenciais para fortalecer e tonificar os músculos. Não à toa, atletas como futebolistas, por exemplo, mantêm a prática da Natação como parte de seu preparo.

6 – Trabalha a flexibilidade: a Natação trabalha todo o corpo de forma simultânea. Com isso, as articulações e os ligamentos são trabalhados e se tornam mais flexíveis para conseguirmos executar melhor os movimentos como as braçadas.

7 – Age na prevenção de doenças: sabia que nadar pode ajudar a combater doenças? A Natação é ótima para o controle dos níveis de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL), reduz o risco de diabetes e ajuda a diminuir os sintomas de alergias.

8 – Melhora a autoestima: quando estamos nadando nos sentimos livres, seguros, relaxamos mentalmente. Esses fatores ajudam a combater o mau humor e a melhorar a autoestima, por exemplo.

9 – Reduz o estresse: nadar exige bastante concentração para equilibrar a respiração com os movimentos necessários para executar o esporte. Essa busca pela concentração ideal ajuda a relaxar corpo e mente, ajudando a reduzir o estresse.

10 – Colabora para a socialização: geralmente, as aulas de Natação acontecem em grupos e para a prática das atividades é preciso trabalhar em equipe. Sociabilizar é um dos melhores benefícios desse esporte.

Onde praticar Natação?

A melhor maneira de praticar o esporte é contando com a ajuda de profissionais especializados. No Santa Mônica Clube de Campo os associados têm, à disposição, aulas para os diferentes níveis de aprendizagem durante a semana inteira no melhor e mais moderno Complexo Aquático do Sul do Brasil. Realize sua avaliação e faça sua matrícula. Clique aqui e saiba mais!

Atividades Físicas Dicas Natação Saúde