carregando

Digite para pesquisar

Você sabe o que é Urticária Colinérgica?

Popularmente, esse tipo de urticária é conhecida como alergia ao suor.

Você sabia que o aumento da temperatura corporal pode provocar alergia? Conhecida como urticária colinérgica, pode surgir também após banhos muito quentes ou atividades físicas intensas em que aparecem pequenos caroços vermelhos, sobretudo nas costas e no pescoço que são as regiões mais afetadas.

Popularmente, esse tipo de urticária é conhecida como alergia ao suor e, geralmente, as lesões tendem a provocar muitas coceiras. Um dos principais fatores é a mudança do pH da pele, em que pode ocorrer a ação de bactérias em determinadas áreas do corpo.

Entre os principais sintomas da urticária colinérgica estão:

  • Irritação da pele;
  • Coceira;
  • Ardência;
  • Manchas avermelhadas;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Enjoo ou diarreia;
  • Inchaço na pele ou nos lábios.

Este tipo de alergia é provocada por exercícios físicos feitos de forma intensa, banhos quentes e calor em excesso, que provocam o suor. Mas, por que um treino exaustivo pode desencadear esse tipo de reação no organismo?

Estudos indicam que após a realização de um treino, o sistema nervoso central é estimulado a liberar acetilcolina – que parece ter uma atuação nesse tipo de alergia – e provoca a liberação pelo organismo de mediadores como a histamina. A alergia pertence ao grupo das urticárias e são provocadas por estímulos físicos como, por exemplo, frio, sol, calor, suor, entre outros.

Além disso, a irritação provocada pela alergia ao suor tende a desaparecer de forma natural e o diagnóstico desse tipo de urticária deve ser realizado por um médico dermatologista. Geralmente, o tratamento é feito com o uso de medicamentos específicos. Medidas para diminuir a temperatura do corpo também podem ser necessárias.

Por isso, ao se exercitar alguns cuidados podem ajudar:

  • Use roupas que sejam confortáveis e que ajudem a pele a transpirar;
  • Em dias muito quentes, a sua pele fica irritada? Então, foque na hidratação e tome banho mais frio;
  • Se a sua pele estiver com lesões, use roupas mais leves e opte por tecidos como algodão ou linho.

Faça atividades físicas em locais adequados e que contem com profissionais qualificados para auxiliar você a conquistar os seus objetivos. O Santa Mônica Clube de Campo oferece uma estrutura completa para toda a família se divertir e entrar em forma. São várias atividades sociais, culturais e esportivas, além de contemplar uma reserva ecológica com mais de 72 alqueires de área.

O Santa Mônica dispõe de diversas modalidades esportivas como, por exemplo, Corrida, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Peteca, Sinuca, Tênis, Tiro Esportivo e Prático, entre outros. Aproveite para sair da rotina e se exercitar com a orientação de excelentes profissionais.

O Clube ainda tem trilhas ecológicas, parque aquático externo com toboágua e também piscinas aquecidas cobertas, fonte de água mineral, várias churrasqueiras para você se divertir com a sua família e os amigos, além de inúmeros serviços como beleza, inglês, lojas de cosméticos, e muito mais. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Cuidados Esportes Saúde