carregando

Digite para pesquisar

Você sabe o que é Ostecondrose?

Uma disfunção preocupante que, em longo prazo e se não tratada a tempo, pode comprometer e diminuir bastante a capacidade de força, estabilidade e movimentação do membro afetado

A Osteocondrose é um problema que pode afetar adultos e crianças, causando um processo inflamatório nas regiões musculoesqueléticas do corpo. Afeta, em geral, os ossos e a cartilagem das articulações, podendo prejudicar tanto membros inferiores como os superiores, como cotovelos, joelhos e pés.

Por ser uma doença fácil de ser confundida com outros distúrbios articulares, o diagnóstico da osteocondrose precisa ser de total confiança e envolver a participação de bons médicos especialistas no assunto, para afirmar com precisão se essa enfermidade é mesmo a condição originária das dores e incômodos que a pessoa vem sentindo nas articulações.

Saiba mais como prevenir e tratar a doença:

O que é a Osteocondrose?

É um tipo de lesão que atinge especialmente a cartilagem das articulações. Uma vez diagnosticada, essa doença costuma prejudicar especialmente a mobilidade e lubrificação articular natural, pois impede que o sangue seja levado para essas áreas. Isso acaba fazendo com que haja dano na cartilagem, e as articulações que não conseguiram ser irrigadas pelo sangue acabem ficando inflamadas e endurecidas.

Uma disfunção preocupante que, em longo prazo e se não tratada a tempo, pode comprometer e diminuir bastante a capacidade de força, estabilidade e movimentação do membro afetado pela osteocondrose.

Quais as causas da lesão?

Para a maioria dos médicos, o aparecimento da Osteocondrose não possui uma única causa específica. Múltiplos fatores estão envolvidos com a origem dessa lesão. Sendo as causas mais comuns, o esforço repetitivo realizado sobre um mesmo músculo e articulação, prática excessiva – e feita de maneira incorreta – de alguma atividade física que gere alto impacto nas articulações ou, ainda, devido a um possível mau desenvolvimento musculoesquelético durante a fase da infância e adolescência.

Esse problema não possui distinção de gênero e pode afetar homens e mulheres de diferentes faixas etárias; Do mesmo modo, crianças e idosos entram para o grupo de pessoas que não estão livres de sofrer desse mal.

Sintomas da Osteocondrose

A Osteocondrose é uma doença que costuma ter impacto direto na qualidade de vida de quem a possui. Os seus principais sintomas são dores, que variam de intensidade de acordo com estágio em que está o problema, e podem acontecer sem motivo aparente ou mesmo durante e depois de praticar exercícios físicos; além de dificuldade para se movimentar, com forte sensação de articulação travada e rígida.

Osteocondrose juvenil

Apesar de não ser muito comum, a Osteocondrose pode aparecer também nas crianças. O surgimento dessas lesões costuma ser causada por motivos de má formação durante o desenvolvimento muscular e ósseo da criança. Contudo, esse problema também possui relação direta com prática exagerada de atividades esportivas. Por isso, é importante não expor os pequenos a horas demasiadas de atividade física, principalmente os esportes de impacto como futebol, corrida e artes marciais.

Prevenção e tratamento

Para prevenir essa doença é preciso manter os músculos do corpo sempre fortalecidos. O recomendado é investir em treinos de intensidade leve, que vão ajudar a melhorar a saúde das articulações. As atividades mais indicadas são, hidroginástica, musculação, pilates, alongamentos, yoga e demais esportes de impacto baixo a moderado. Os tratamentos da Osteocondrose, em geral, envolvem cirurgia, fisioterapia e repouso.

Venha praticar atividade física no Santa Mônica Clube de Campo!

Faça parte de um dos maiores clubes da América Latina e tenha à sua disposição um ambiente privado, seguro e com uma excelente infraestrutura, além de diversas opções de lazer e atividades esportivas! Clique aqui e saiba mais!

Atividades Físicas Cuidados Saúde