carregando

Digite para pesquisar

Você sabe como escolher o fator ideal de protetor solar?

Use protetor solar todos os dias!

Um dos primeiros ítens que se deve considerar no momento da escolha de seu protetor solar, é se ele possui proteção contra a radiação UVB e UVA. Os raios UVB são os responsáveis pela vermelhidão na pele e, quanto mais claro o tom da pele, mais rápida a sua ação. Já os raios UVA contribuem para o bronzeamento da pele. Diferente do UVB, ele tem a capacidade de ultrapassar as nuvens, o que significa que, mesmo em dias nublados, tem o poder de atingir a pele. Por isso, profissionais aconselham o uso de protetor solar não somente em dias quentes, mas sim, todos os dias, principalmente porque são esses raios que podem causar o envelhecimento precoce, manchas e, até mesmo, câncer de pele.

E como posso me proteger?

A primeira informação que nos chama a atenção ao adquirir um protetor solar é seu FPS (Fator de Proteção Solar). Ele é o responsável por proteger a pele da radiação UVB (aquele que causa vermelhidão). Mas você sabe o que significa a numeração presente em cada frasco? Os números variam, normalmente, encontramos o FPS 6, 8 15, 30, entre outros. Esse número corresponde a quanto tempo a pele estará protegida do sol.

Um exemplo: Se você possui pele clara e, em 20 minutos de exposição solar, ela já começa a ficar vermelha, quando você utiliza um protetor fator 30, você poderá ficar sob exposição solar por, aproximadamente, 600 minutos (20 minutos x FPS 30). Durante esse tempo sua pele estará protegida.

Já para se proteger dos raios UVA (aqueles mais nocivos que causam envelhecimento da pele, entre outros prejuízos mais graves) é preciso observar na embalagem se o produto possui PPD (Persistent Pigment Darkening). Há algumas outras formas de identificar a presença do PPD nos protetores. Ele pode estar indicado como UVA + ou UVA com um círculo ao redor da palavra.

O protetor corporal é o mesmo que passo no rosto?

Grande parte da população brasileira possui pele oleosa e hoje, há diversos produtos que atendem as necessidades específicas desse tipo de pele. Como os protetores são, normalmente, de textura espessa, passá-los no rosto pode colaborar para o surgimento de acnes. Para não correr o risco, vale a pena considerar o uso de produtos Oil-free (livre de óleos) ou não comedogênico.

Aproveite seu dia

Após essas informações, você já está preparado para passar o dia na piscina ou passear pela praia sem causar riscos à pele. Lembre-se que o sol não é um vilão, ele é muito importante para a síntese de Vitamina D no organismo e para a saúde dos nossos ossos e músculos. Aqui vão mais algumas dicas importantes para uma proteção completa:

  • Use chapéus, camisetas, óculos e protetores solares (no mínimo, FPS 15);
  • Passe o protetor 30 minutos antes da exposição solar;
  • Caso fique muito tempo ao sol, reaplique o protetor a cada duas horas, mesmo os resistentes a água;
  • Se possível, evite tomar sol entre 10h e 16h, o período mais perigoso da radiação solar;
  • Recomenda-se passar o protetor mesmo em dias nublados.

O sol nunca tira férias. Proteja sua pele

Com sol ou em dias nublados é extremamente importante utilizar o protetor solar tanto para realizar atividades físicas ao ar livre quanto para se divertir na piscina. Venha aproveitar o verão no Santa Mônica Clube de Campo! O Clube dispõe de uma imensa área verde, diversas modalidades esportivas, além de um Parque Aquático com toboágua e diversas piscinas externas. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Caminhada Dicas Saúde