carregando

Digite para pesquisar

Você sabe como caminhar corretamente?

Observar a posição dos braços e das mãos é importante durante a caminhada

Andar é tão natural do ser humano quanto fazer qualquer outro movimento básico. Assim, praticar caminhadas é uma atividade física perfeita que traz benefícios para todas as idades, sobretudo para as pessoas que pretendem sair do sedentarismo e querem começar a se exercitar, mas não sabem por onde começar. Os idosos também se beneficiam porque, ao caminhar corretamente não há prejuízos para as articulações dos joelhos e dos pés, nem tampouco sobrecarrega a coluna.

Dentre seus principais benefícios estão: reduzir a pressão arterial, fazer bem ao coração, manter os níveis de colesterol e glicemia estáveis, além de combater a osteoporose e se manter no peso ideal.

Sete dicas para caminhar de forma correta

1 . Olhar reto

O medo de tropeçar costuma fazer muitas pessoas andarem, literalmente, olhando para o chão. No entanto, essa prática pode prejudicar a coluna cervical, que fica na região do pescoço. Por isso, é fundamental caminhar olhando para uma distância de, aproximadamente, vinte metros à frente. Com isso, a coluna cervical fica reta e condiciona o restante da coluna a também ficar ereta.

2 . Abdomên contraído

Pode parecer difícil manter a barriga contraída enquanto caminhamos, mas há uma forma simples de fazer isso. Para isso, basta se concentrar no umbigo como sendo o centro do corpo e, assim, forçá-lo para dentro da barriga. Ao fazer isso, a curvatura natural da coluna se alinha ao corpo de forma correta e sem sobrecarregar a coluna.

3 . Movimento do quadril

O quadril deve se movimentar de forma semelhante à passada de quem está caminhando, ou seja, para frente e para trás. Dessa forma, deve-se evitar balançar o quadril para os lados, em movimento de rebolado, pois pode ocasionar dores nas costas, lesões na coluna, aumentar o cansaço e até causar dores e lesões nos tendões e nos pés.

4 . Posição dos braços e das mãos

Observar a posição dos braços e das mãos também é importante durante a caminhada. Os braços precisam ficar para baixo e ligeiramente dobrados. Além disso, balançá-los é importante para gerar equilíbrio a cada passo. Já as mãos devem permanecer levemente fechadas, o que também gera equilíbrio.

5 . Posição dos pés

Parados ou em movimento, os pés precisam ficar apontados para a frente, evitando dar pisadas tortas — pois elas podem provocar lesões nas solas, nas articulações, nos joelhos e na coluna.

6 . Limite do corpo

Apesar de ser uma atividade física considerada de baixo impacto, é necessário começar a praticar poucos minutos por dia e sempre iniciar com um alongamento e aquecimento. Isso porque, é necessário que o corpo se adapte a realizar os movimentos de acordo com as dicas anteriores.

Para diminuir a ansiedade e não ultrapassar os limites do corpo, trace metas possíveis de alcançar. Assim, você evitará lesões e, consequentemente, frustrações.

7. Vestuário ideal

As roupas fazem muita a diferença na hora de caminhar corretamente. Ao usar peças leves de algodão (que permitem a transpiração) e, sobretudo, sapatos adequados, os benefícios da caminhada são ainda mais visíveis e você evita uma série de desconfortos que dificultam a prática do exercício.

Agora que você já sabe como caminhar corretamente, vai gostar de sentir o bem-estar ao realizar a atividade em um ambiente como o Santa Mônica Clube de Campo que, além de possibilitar o contato direto com a natureza, ainda proporciona a segurança de um Clube.

Venha caminhar e fazer trilhas no Santa Mônica!

O Santa Mônica Clube de Campo é um dos maiores clubes da América Latina, contando com uma reserva ecológica com área de mais de 72 alqueires, ou seja, um incrível parque privado com ótima infraestrutura.

Se animou? O setor de Condicionamento Físico possui ginástica, alongamento e também musculação. Já as Trilhas Ecológicas contam com seis quilômetros de extensão.

Alongamento Atividades Físicas Corrida Dicas