carregando

Digite para pesquisar

Vantagens da hidroginástica para a saúde

Na hidroginástica todo o corpo é exercitado, principalmente, as pernas, os braços, as costas e o abdômen.

Se você é apaixonado por piscina, então, não importa a sua idade ou o seu condicionamento físico: invista em hidroginástica, que é uma atividade aeróbica, realizada dentro d´água. Geralmente, as aulas são coletivas e variam entre 45 a 60 minutos. Com músicas animadas, os exercícios podem ser feitos com o uso de halteres flutuantes, bastões, bolas, luvas, flutuador, entre outros acessórios.

Benefícios

Na hidroginástica todo o corpo é exercitado, principalmente, as pernas, os braços, as costas e o abdômen. A modalidade melhora o desempenho e o condicionamento cardiovascular, relaxa os músculos, fortalece a musculatura, auxilia no emagrecimento, melhora a respiração e ainda alivia as dores durante a gravidez.

Outra vantagem, é que a hidroginástica melhora a saúde mental e ajuda a manter o bom-humor, pois a água morna diminui o estresse. A hidroginástica fortalece a saúde dos ossos, sendo ótima para idosos ou adultos e também é indicada para crianças.

A atividade provoca menos impacto nas articulações e ainda ajuda a aumentar o metabolismo e a elasticidade.Por exemplo, uma hora de exercício é possível queimar até 500 calorias.

Que tal começar a entrar em forma?

Por causa da resistência provocada pela água, cada pessoa tem o seu próprio ritmo e intensidade. Dessa forma, é possível trabalhar vários tipos de exercícios diferentes de acordo com o condicionamento físico.

Os tipos de exercícios trabalhados aumentam a resistência, pois exigem esforço do corpo, sobretudo dentro d’água, o que demanda mais força. Também estimula o bombeamento do sangue, o que melhora a circulação e reduz o ritmo cardíaco se comparado a outras modalidades esportivas.

Você sempre quis ter músculos tonificados? Mais uma razão para separar um tempo na sua agenda e praticar hidroginástica: a modalidade trabalha vários grupos musculares, por isso, você pode aliar aulas com intensidade forte a uma alimentação equilibrada, para conseguir ótimos resultados.

Atividade relaxante

A hidroginástica também pode prevenir doenças crônicas. Pessoas com artrite podem melhorar a circulação sanguínea ou ter uma redução da dor no caso de osteoporose. Como os exercícios são leves, não há pressão nas articulações.

A atividade física também é ótima para relaxar e se desligar dos problemas do dia a dia, ou seja, vai renovar as suas energias para encarar os desafios. Como a prática é feita na água, vai exigir muita calma, concentração e controle da respiração, e esses movimentos ajudam a mente e a manter o foco.

A hidroginástica também é muito recomendada para portadores de necessidades especiais, pois estimula a independência pessoal, a autoconfiança, a vida social, a inibição e o complexo de inferioridade.

Antes de começar a fazer qualquer atividade física é fundamental consultar um médico para saber o seu condicionamento físico, e um nutricionista para manter uma alimentação saudável e conseguir ter resultados.

Que tal começar?

A modalidade deve ser praticada, pelo menos, três vezes por semana. Conheça o Santa Mônica Clube de Campo que oferece a melhor estrutura e mais de 30 atividades físicas e monitoradas, para você escolher. Além disso, também tem trilhas ecológicas, parque infantil, setor de condicionamento físico, e muito mais. Conheça um dos principais clubes da América Latina e torne-se um associado. Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Dicas Hidroginástica