carregando

Digite para pesquisar

Treinamento funcional: entenda o que é, para que serve e para quem é recomendado

O treinamento funcional é uma atividade física que está ganhando muitos adeptos nos últimos tempos.

O treinamento funcional é um tipo de exercício bastante voltado para a preparação do corpo humano no desempenho das atividades diárias. Além disso, é muito procurada por quem deseja perder peso ou, simplesmente, sair do sedentarismo.

Características do treinamento funcional e benefícios para o corpo humano

O treinamento funcional é uma atividade física que está ganhando muitos adeptos nos últimos tempos. Além de movimentar o corpo, deixando-o mais saudável, a modalidade é dinâmica e estimulante, bem diferente do treino de musculação, por exemplo.

Exercícios como pular, correr, agachar, empurrar e puxar são as principais ações do treino funcional.

Além disso, são utilizados objetos simples, como bolas, cordas e elásticos que complementam o treino, aumentando as possibilidades de atividades e tornando o momento muito mais alegre, descontraído e motivador.

Para que serve o treinamento funcional

O treinamento funcional oferece muitos benefícios aos seus praticantes. Ele trabalha as diferentes capacidades do corpo humano, estimulando o seu pleno desenvolvimento, auxilia na perda de peso e muito mais, como você verá a seguir:

  • O treinamento funcional fortalece o sistema muscular, garantindo mais resistência, força e melhor resposta aos movimentos realizados ao longo do dia;
  • Os exercícios deixam o corpo mais tonificado porque combatem a flacidez e eliminam o excesso de gordura;
  • Durante os treinos, o praticante aprende a contrair o abdômen e alinhar os quadris – o que acaba influenciando na postura correta do corpo;
  • O treinamento funcional estimula e melhora o sistema respiratório;
  • Ele também auxilia na coordenação motora, pois é preciso se manter em certas posições por determinados períodos, exigindo concentração e controle sobre o corpo;
  • O treino funcional aumenta a flexibilidade do praticante. Como os exercícios são realizados com total amplitude de movimentos, os músculos são alongados deixando o corpo mais solto e menos travado. Aliás, a flexibilidade pode ser o interesse maior de quem deseja realizar este tipo de treinamento.

Quem pode praticar o treinamento funcional?

O treinamento funcional é muito indicado para quem quer começar uma atividade física, não gosta ou não pode realizar exercícios de musculação. Ou, até mesmo, para quem pretende complementar o treino de força, como é o caso de quem deseja perder peso.

Também é uma boa opção para quem prefere treinos mais rápidos, dinâmicos e divertidos. As atividades geralmente são realizadas em grupo, favorecendo o contato social e a troca de experiências.

O treinamento funcional também é uma ótima estratégia para quem quer emagrecer. Com a intensidade e rapidez dos exercícios, há uma volumosa queima de gordura. São eliminadas cerca de 700 calorias em um treino.

De uma forma geral, não há restrições na prática do treinamento funcional. No entanto, aquelas pessoas totalmente sedentárias, que nunca realizaram nenhum tipo de atividade devem tomar mais cuidado e começar com exercícios simples, menos exigentes.

Quem é ou já foi adepto de alguma atividade física não sentirá dificuldades em se adaptar ao treino. Entretanto, é preciso respeitar a individualidade de cada um e buscar sempre orientação de um profissional da área.

Gostou de saber mais sobre o treinamento funcional?

Se você deseja praticar essa atividade tão agradável e cheia de vantagens para o seu organismo, venha treinar no Santa Mônica Clube de Campo. Além de diversas modalidades esportivas, o Clube dispõe de treinamento funcional para seus associados. Confira os dias e horários na secretaria do Clube. Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Saúde Treinamento Funcional