carregando

Digite para pesquisar

Tema de aniversário infantil, qual escolher?

Antes de optar por uma decoração desta ou daquela forma, é importante lembrar que cada idade da vida da criança corresponde a uma fase que está vivendo.

O momento de realizar a festa de aniversário dos filhos é muito importante para os pais, não é mesmo? Em especial para as mamães, pois muitas sonham com esse momento desde o início da gravidez.

Super-heróis ou princesas? São tantos personagens que a dúvida é a maior vilã na hora de escolher o tema da festa. O ideal é respirar fundo e planejar! Está pensando em uma grande festa ou somente reunir os familiares? Conte quantos convidados – entre crianças e adultos. O número de pessoas implica na quantidade de alimentos e bebidas a serem servidos. A partir daí, escolha o cardápio e, só então, decida o tema. Assim se quiser que tudo seja personalizado já não será tão difícil!

Antes de optar por uma decoração desta ou daquela forma, é importante lembrar que cada idade da vida da criança corresponde a uma fase que está vivendo. E, como nenhumas dessas fases são iguais, fique atento para não errar e acabar escolhendo uma decoração que a criança não goste ou se sinta frustrada ou, pior ainda, envergonhada frente aos amigos.

Veja algumas dicas sobre como escolher o tema de aniversário, de acordo com a faixa etária da criança, pois se antes você achava que não, saiba que esse é o fator determinante para a escolha do tema da festa do seu filho.

Até três anos

Consideramos que até essa idade a decisão sobre o tema ainda é inteiramente dos pais.

Nessa idade as crianças ainda não têm seus gostos e preferências totalmente definidos ou podem mudar de opinião muitas vezes, o que pode implicar quanto ao prazo de organização da festa. Já pensou em organizar tudo para um “piquenique no jardim” e uma semana antes da festa a criança pedir uma “festa dos planetas”? Portanto, aproveite que você ainda pode escolher e use a sua criatividade para deixar tudo com a carinha do seu filho.

Nessa fase, você deve basear-se no que ele gosta. Ou considere o que você achar adequado e pertinente à idade.

Nossa dica é você deixar os personagens de lado nesse momento, e apostar em temas mais lúdicos. Combina mais com a primeira infância.

Para meninas, você pode apostar em bonecas, flores, bichinhos (borboletas, joaninhas ou abelhas) e até mesmo em frutas — pode ser um diferencial, já que geralmente as mães optam por outros temas. Para os meninos as dicas são: dinossauros, carros e pipas.

De quatro a sete anos

As festas de aniversário realizadas nessa idade são as mais marcantes para as crianças, porque normalmente elas já sabem o que querem e do que gostam. Seja um personagem de desenho, uma princesa ou até mesmo um time de futebol.

Sendo assim, você deve dar ouvidos ao seu filho nesse momento e deixar com que ele escolha o tema de sua festa. Normalmente nessa idade eles gostam mais de aventuras. Os temas mais comuns nessa faixa etária são: Barbie, Dora Aventureira, Homem Aranha, Liga da Justiça, entre outros.

Dos oito anos em diante

Escolher o tema da festa a partir dessa idade começa ficar um pouco mais difícil. Levando em conta que, nessa etapa da vida, os filhos já não querem ser mais tratados como crianças, mas continuam sendo crianças…

Seus gostos começam a não corresponder com a sua idade, tendo em vista que estão começando a conhecer novas coisas. Nessa fase a paixão por filmes, desenhos e músicas começa a ficar mais particular.

Geralmente as festinhas começam se tornar mais íntimas, ficando restritas aos familiares mais próximos e aos amigos da escola e do bairro, sem que haja uma temática muito infantil. Normalmente são aniversários temáticos sem personagens, com as cores preferidas ou um ou outro tema como moda, viagens, tecnologia, música, entre outros.

Nesse caso, você pode optar também por realizar passeios regados a muita diversão! Convidando os amigos do seu filho a realizarem um jogo de futebol na quadra, levando-os no cinema ou até mesmo num parque de diversões em vez de fazer uma festa tradicional.

Aposte na criatividade e originalidade

Até os temas aparentemente mais simples, como o exemplo da fruta que demos, podem ficar incríveis se você ou a pessoa responsável pela decoração forem criativas e originais o suficiente para inovar.

Não há regras a seguir. Você pode escolher um tema totalmente diferente e desenvolvê-lo da maneira como achar melhor. Mas lembre-se: é essencial que, nesse momento, você mantenha o bom senso, escolhendo um tema que tenha relação com a criança.

Por fim, nossa última dica é que você escolha o salão certo para realizar a festa, de acordo com o número de convidados e o espaço que precisa.

O Santa Mônica Clube de Campo dispõe de espaços maravilhosos e originais para você fazer a festa do seu filho. O Salão Tia Mônica é um espaço completo e disponibilizado para aniversários infantis.

O Tia Mônica foi o primeiro salão de festas do Santa Mônica.Sua arquitetura original é patrimônio cultural do Clube e já foi palco de muitas apresentações de famosos, como Elis Regina, Chico Buarque, Miele Boscoli, Jair Rodrigues, Cauby Peixoto, Moacir Franco, entre outros. E, por estar ao lado do Parquinho de Madeira, é o preferido para festas infantis.

O Santa Mônica Clube de Campo é um dos maiores clubes da América Latina, com uma reserva ecológica de mais de 72 alqueires de área. No Clube sempre há o que fazer. A programação de atividades é intensa seja social, cultural ou esportiva. Além de aniversários, há salões para diversos tipos de eventos. Saiba mais aqui.

Aniversário Brincadeiras Festas Salão de Festas