carregando

Digite para pesquisar

Skate: um esporte com muitos benefícios

O Skate vem conquistando muitos adeptos, não só os adolescentes, mas também adultos, inclusive mulheres.

O caçula dos esportes olímpicos vem se tornando o queridinho de diversas gerações. O Skate, que até pouco tempo chegava a ser discriminado por ser um esporte de rua, agora tem seu auge atraindo muitos praticantes. Tornou-se um estilo de vida para todas as idades, principalmente após a confirmação nos jogos de Tóquio em 2020. Os olhares de profissionais e amadores se voltaram para os benefícios da atividade. O esporte ganhou regras, pistas e respeito. Desde então locais para a prática da modalidade não faltam em todo o País.

Equilíbrio e concentração

Os benefícios não se limitam a um esporte comum. Claro, que faz bem para o corpo, ajuda no tônus muscular, ideal para pernas e bumbum -o que tem atraído bastante as mulheres em busca do corpo perfeito. Mas o Skate chama a atenção por trabalhar o equilíbrio, além de ajudar a emagrecer, pois queima calorias (entre 350 e 500 calorias por hora praticada), ajuda na circulação sanguínea, na postura e flexibilidade.

Outro ponto favorável é a demanda de concentração, não só para decorar as manobras, mas para guardar o percurso, tempo e ter exatidão nos movimentos, principalmente se o objetivo forem as competições. No uso do Skate como meio de transporte os benefícios também são aplicados, em menor escala, mas nem por isso menos vantajosos. Alivia o estresse de forma agradável e duradoura.

Socialização

O Skate também é bastante sociável. É um esporte que se pratica individualmente, mas não sozinho. Os skatistas sempre buscam pistas para a prática, onde se reúnem, interagem, ensinam e aprendem. Nesse contexto acompanhar os filhos, por exemplo, acaba sendo o incentivo que faltava para dar o primeiro passo ou fazer a primeira manobra.

É importante praticar sempre em pistas conhecidas, evitar ruas e calçadas movimentadas para que acidentes não ocorram.

Mesmo sendo um esporte fácil de praticar, no sentido de pouco investimento, ainda assim é um esporte radical. Por isso é importante ressaltar que existem equipamentos de segurança que devem e precisam ser usados. Eventuais quedas, geralmente, atingem articulações – mãos e pernas e, como o equilíbrio é seu maior companheiro, quando falta não há onde se apoiar e a queda pode ser certa.

Usar todo o equipamento de segurança torna um tombo ou outro parte da diversão e não um problema doloroso. Não conseguiu o equilíbrio perfeito? O corrimão, parede ou uma grade pode ajudar, mas não desista!

Se animou com as dicas?

Então providencie equipamentos de segurança, claro, um skate e busque por um local seguro, preferencialmente uma pista apropriada para a prática, isso ajudará a se aperfeiçoar, a treinar com a tranquilidade de estar longe de riscos como o trânsito e pedestres.

O Santa Mônica Clube de Campo possui uma excelente estrutura para a prática do esporte de forma segura e dinâmica, atraindo adeptos de todos os níveis de experiência para sua pista. Conhecida como Pinha, a pista é perfeita para as manobras. O Clube ainda conta com outras opções para prática de esportes, além de espaço para confraternização e eventos entre os associados.

Visite o site e conheça mais sobre as opções de lazer proporcionadas pelo Santa Mônica. Clique aqui.

Atividades Físicas Dicas Esportes Exercícios Físicos