carregando

Digite para pesquisar

Skate e seus benefícios. Saiba mais sobre esse esporte radical

Praticar o esporte traz vários benefícios ao organismo.

O skate é um esporte que pode trazer muitos benefícios para a saúde e ainda ajudar a manter o corpo em forma. Não é à toa que cada vez mais a prática conquista novos adeptos e existem várias competições a nível mundial.

O skate foi criado em 1950, Califórnia, nos Estados Unidos, por surfistas que estavam cansados de aguardar por boas ondas. Por isso, pegaram algumas rodas e as colocaram em uma madeira, que tinha a o formato semelhante a uma prancha.

No Brasil, o esporte chegou na década de 1960 e, no fim de 1974, teve o primeiro campeonato no País, que ocorreu no Rio de Janeiro – no Primeiro Clube Federal. As primeiras pistas apareceram em 1976 e, na mesma época, o famoso skatista Flavio Banedes ganhou o título do campeonato.

Benefícios

Você sabia que uma hora de prática esportiva pode queimar até 500 calorias? Quando você aprende a fazer manobras radicais o gasto calórico é ainda maior. Além de equilibrar o corpo e a mente, o Skate trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo.

Outro benefício é que a prática define o corpo inteiro, pois exercita coxas, panturrilhas, braços, glúteos, entre outros. Também desenvolve o equilíbrio, pois não é fácil ficar em cima do skate, sobretudo no início.

Sem falar que a diversão é garantida. O Skate é um esporte prazeroso e estimula a saúde cardiovascular, pois ao realizar os movimentos, faz com que a quantidade de oxigênio aumente. Como a prática é feita ao ar livre, auxilia no alívio do estresse, o que melhora o humor e proporciona uma sensação de bem-estar.

Além disso, favorece o foco e a concentração. Para fazer manobras ou mesmo conseguir o equilíbrio em cima do skate, é necessário muita atenção, pois a distração pode resultar em tombos. Logo, a concentração trabalhada nessa modalidade esportiva pode ser aplicada em outras tarefas da rotina.

Por meio do esforço feito pelos membros inferiores, as articulações são fortalecidas, principalmente as do tornozelo e as do joelho. Isso ajuda na prevenção de várias doenças, como, por exemplo, a artrose.

Entre os principais esportistas conhecidos no Brasil e no mundo estão o Rodney Mullen, que é considerado o inventor de muitas manobras como o 360-flip e a impossible. É muito famoso no skate de rua e freestyle.

Outro skatista é o brasileiro Bob Burnquist, que foi o primeiro a acertar uma manobra conhecida como “fakie 900”, no ano de 2010. O esporte está se tornando cada vez mais comum e muitas cidades contam com pista própria.

Curitiba, por exemplo, oferece várias pistas para a prática, como a pista do gaúcho – na Praça do Redentor, Jardim Ambiental – no Alto XV, Half – no bairro São Lourenço – que tem três metros de altura, entre outras.

O Santa Mônica Clube de Campo também conta com uma pista para os associados: a Pinha. Dessa forma, os moniquenses podem praticar skate e se divertir. Além disso, o Clube dispõe de outras modalidades esportivas, como Crossfut, Futebol, Tiro, Badminton, Beach Tennis, Golfe e muito mais. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Esportes Saúde Skate