carregando

Digite para pesquisar

Seis modalidades de esportes para os mais aventureiros

Explorar a natureza pode proporcionar grandes aventuras.

Os esportes radicais são assim chamados, pois acabam por proporcionar grandes desafios a seus praticantes. Também denominados esportes de aventura, geralmente envolvem condições extremas. Quem deseja praticar esportes de aventura deve se preparar bastante e prezar sempre pela segurança, assim diminuindo os riscos de acidentes.

A prática de esportes radicais vem crescendo bastante nos últimos anos no Brasil. Por meio da internet, muitos aventureiros divulgam suas escaladas, trilhas e outros desafios, que despertam atenção e interesse dos apaixonados por aventuras.

Conheça a seguir seis modalidades de esportes de aventura que você pode praticar!

• Trilha

Ter a oportunidade de realizar uma caminhada radical é uma das experiências mais empolgantes que um aventureiro pode ter. Isso é possível por meio das trilhas. Você não precisa de muitos equipamentos, ou ser um grande esportista para praticar. Basta se esforçar e escolher as trilhas conforme sua vontade. Existem as mais simples, outras mais complicadas, ou seja, a dificuldade será de acordo com o que você definir que deseja fazer.

• Rapel

Atividade bastante praticada em locais montanhosos, mas que pode acontecer, até mesmo, em grandes cidades — muitos praticantes usam prédios e passarelas, por exemplo. No rapel são usadas cordas e equipamentos de segurança para fazer a descida e/ou subida em paredões, fachadas, muros, edifícios e outros locais.

• Skate

Podendo ser praticado em pistas específicas ou em qualquer outro lugar, o skate é um dos esportes radicais mais adorados pela juventude. Usa-se uma prancha com rodas para realizar manobras, saltos e outros movimentos. Seja criança ou adulto, é possível aprender a andar e praticar skate.

• Mountain bike

Para quem quer radicalizar um passeio de bicicleta, por exemplo, o Mountain Bike é uma excelente opção. Uma bicicleta apropriada para transitar em solos irregulares é utilizada pelos ciclistas de montanha que percorrem as trilhas e trajetos sinuosos com grandes inclinações. É preciso de conhecimento para conseguir praticar com segurança, por isso, não é apropriado para iniciantes.

• Arvorismo

Explorar a natureza pode proporcionar grandes aventuras. Um dos esportes mais indicados nesse propósito é o arvorismo. Ele consiste em realizar a travessia entre várias plataformas montadas no alto de árvores, podendo ter diversos desafios que envolvem desde pontes até tirolesas. Outro destaque desse esporte é poder ter sempre visuais incríveis, explorando um lado que geralmente não costumamos ver.

• Bungee jumping

Quem gosta de ter sensações para elevar a adrenalina deve praticar esse esporte de aventura. Nele, realiza-se um salto em locais de muita altura, tendo amarrada – geralmente na cintura ou no tornozelo – uma corda de segurança elástica. Muito se discute sobre os perigos desse esporte, já que algumas notícias de acidentes são divulgadas. No entanto, se os procedimentos de segurança forem seguidos de forma correta, as possibilidades de acontecerem são muito pequenas.

Se você é apaixonado por esportes radicais ou tem interesse em iniciar na prática dos esportes de aventura, o Santa Mônica Clube de Campo é o lugar ideal. O clube oferece a seus associados trilhas ecológicas, pistas de skate e bicicross, além de espaços para a prática de muitas modalidades esportivas, como natação, futebol, corrida e vôlei. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Dicas Esportes Saúde