carregando

Digite para pesquisar

Saiba mais sobre os benefícios do Squash

Utilizando os princípios básicos do Tênis, ou seja, usando uma raquete para rebater uma bola, o Squash tem esse nome devido ao barulho que a bola faz quando é rebatida contra a parede.

Praticar esportes é uma excelente alternativa para manter o corpo ativo. São diversas opções de atividades físicas, o que possibilita a cada pessoa escolher uma que mais se adapte ao seu perfil. Alguns esportes menos conhecidos começam a ganhar notoriedade no Brasil, como é o caso do Squash. Nem todo mundo sabe como funciona ou já ouviu falar, mas esse esporte é mais simples do que você imagina.

Utilizando os princípios básicos do Tênis, ou seja, usando uma raquete para rebater uma bola, o Squash tem esse nome devido ao barulho que a bola faz quando é rebatida contra a parede.

Como funciona o jogo de Squash?

Para jogar Squash é preciso ter uma raquete, uma bola oca de borracha, uma quadra com quatro paredes, sendo uma delas de vidro (a traseira) e dois (individual) ou quatro (em duplas) jogadores.

O esporte surgiu na Inglaterra ainda no século XIV e só chegou ao Brasil em 1920, assim como o futebol – por influência da cultura inglesa. A primeira quadra de Squash foi construída na cidade de Nova Lima, em Minas Gerais.

A pontuação acontece de duas maneiras – a depender de como a partida for organizada:

Standard: vai até nove pontos. Caso o jogo esteja empatado em 8 X 8, é preciso escolher entre acabar aos 9 (Set One) ou acabar aos 10 (Set Two).
Pars: vai até 11 pontos. Em caso de empate aos 10 pontos, é preciso abrir uma vantagem de dois pontos para termos um vencedor.

Apesar de ter crescido bastante nos últimos anos, o Squash ainda não é um esporte olímpico. No entanto, ele já é disputado nos Jogos Pan-Americanos desde 1995.

Quais os benefícios de praticar Squash?

Em 2003, o Squash foi classificado pela revista Forbes como o esporte mais saudável do mundo, sendo considerado o mais completo e que apresenta os melhores resultados.

Os benefícios da prática do Squash são:

  • Bom para quem quer emagrecer: o jogo do Squash envolve muita movimentação e dinâmica, o que faz com que aconteça um elevado gasto de calorias. Para quem está buscando perder peso, esse esporte é uma ótima opção.
  • Simplicidade: não há dificuldades para a prática do Squash. Ele é um esporte democrático, ou seja, qualquer um pode jogar. Por ser bem simples, ele tem um índice baixo de lesões e pode ser muito divertido.
  • Melhora a resistência muscular: trabalha as pernas e os braços de forma conjunta, um dos quesitos que faz com que esse seja considerado um esporte completo. Essa característica contribui para melhoria da resistência dos músculos e da capacidade aeróbica.
  • Coordenação motora: é preciso ter habilidade e agilidade para usar a raquete e rebater a bola contra a parede. A prática regular de Squash desenvolve e melhora a coordenação motora e ajuda a ter mais concentração.
  • Combate o estresse: é uma oportunidade única de sair da rotina, esquecer os problemas do dia a dia e vivenciar momentos lúdicos e prazerosos.

Faz bem estar aqui

O Santa Mônica Clube de Campo é o local ideal para aprender a jogar Squash. O Clube dispõe de aulas particulares sempre em dois horários – de terça a sexta-feira, das 14h às 17h e das 17h às 22h e aos sábados das 9h às 12h e das 13h às 15h.

Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Saúde Squash