carregando

Digite para pesquisar

Saiba mais sobre os benefícios de uma alimentação saudável e orgânica

Que tal fazer parte da Vida Rural?

Você sabia que uma alimentação orgânica traz muitos benefícios não apenas à saúde? Alimentos orgânicos não possuem agrotóxicos ou pesticidas, o processo de produção respeita o meio ambiente, estimula a manutenção da qualidade do alimento e ainda podem ser cultivados em qualquer lugar. Neste post, você descobre como!

Independentemente de você morar em casa ou apartamento, já pensou em montar uma horta e produzir alimentos orgânicos e saudáveis? A plantação pode reunir toda a família.

Os pequenos podem aproveitar para se “desligarem” de aparelhos eletrônicos e aprender a plantar alface, couve, feijão, cebolinha, entre outros alimentos. Além de incentivar o contato com o meio ambiente, ensina a importância de uma alimentação saudável para a saúde.

É fundamental que adultos e crianças tenham a consciência sobre a importância de consumir alimentos que são livres de agrotóxicos. Não é à toa que muitas famílias estão construindo a sua própria horta ou comprando de agricultores locais.

Os alimentos orgânicos são produzidos por meio de técnicas específicas, que estimulam o uso de recursos naturais, a sustentabilidade econômica e ecológica e, principalmente:

  • Têm um índice de toxicidade menor para o organismo;
  • Maior valor nutricional;
  • Estimula a manutenção do equilíbrio ambiental.

Ao semear a própria horta, por exemplo, as crianças percebem a importância de desenvolver o senso de responsabilidade, pois exercem a função de cuidar da horta desde a fase inicial do processo até o final, com a colheita. Elas aprendem a cultivar, a cuidar, a colher e ainda podem sentir e conhecer cheiro dos vegetais e das frutas fresquinhas.

Além disso, ao plantar os seus próprios alimentos, será possível ter uma nutrição mais natural e evitar condimentos químicos, que podem trazer danos à saúde. Dessa forma, esse estímulo ajuda no desenvolvimento infantil e ainda incentiva toda a família a se cuidar mais.

O Santa Mônica Clube de Campo sabe da reponsabilidade ambiental e, por isso, incentiva a prática de uma plantação saudável e livre de agrotóxicos. A atividade rural organizada pelo Clube é bem semelhante à agricultura e estimula a conscientização da alimentação natural.

O horticultor responsável prepara os canteiros, opta pelas mudas que serão usadas no plantio, planta e colhe para a produção. Os mais variados tipos de mudas que podem ser usados ficam em uma estufa para escolha.

Assim, ele pode cuidar e colher a sua produção orgânica. Atualmente, 476 famílias fazem parte deste projeto que, além de estimular a consciência ambiental, reúne boas conversas e amizades.

Durante a o cultivo não é permitido o uso de agrotóxico, reforçando ainda mais a importância da alimentação orgânica. Quando o associado do Clube entra para o projeto, ele conta com todo o suporte e acompanhamento necessário, ou seja, recebe todas as orientações que precisa para começar a cuidar do seu “pedaço de terra”.

Que tal fazer parte da Vida Rural?

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da Vida Rural do Santa Mônica Clube de Campo: 41 3675 4274 ou, se preferir, faça a sua inscrição por meio do cadastro geral de horticultores associados, no local. Clique aqui e saiba mais.

Dicas Família Saúde