carregando

Digite para pesquisar

Saiba mais sobre o Treinamento Funcional e seus benefícios

No treinamento funcional todo o corpo é trabalhado de maneira uniforme.

No Brasil, segundo dados do Pnad, do IBGE, realizado em 2015, menos de 40% dos brasileiros realizam atividade física ou algum esporte com regularidade. Os números são preocupantes, ainda mais quando associados ao aumento de obesos e pessoas com sobrepeso no País. Mas se você está querendo ir no caminho contrário e dar início a uma rotina de exercícios físicos ou conhecer uma nova modalidade de exercícios em busca de resultados melhores, está na hora de conhecer o treinamento funcional.

No treinamento funcional – diferentemente do ocorre no caso da musculação, em que grupos musculares são trabalhados de forma isolada, ou seja, cada equipamento presente na academia possui como função estimular uma região específica – todo o corpo é trabalhado de maneira uniforme. Além de ser um treinamento menos suscetível a lesões, já que as atividades realizadas nele nada mais são do que estímulos de movimentos que realizamos convencionalmente, como pular, puxar, correr e outros, de forma global, o que reduz o risco de uma sobrecarga.

Por trabalhar o corpo todo de forma igual, uma das grandes vantagens do treinamento funcional com relação à musculação tradicional, é uma garantia de que não haverá diferenças significativas no desenvolvimento dos membros do corpo. Na musculação, como cada grupo é trabalhado individualmente, um membro pode acabar evoluindo mais ou menos do que outro, em virtude de a intensidade empregada no treinamento de cada grupo muscular, muitas vezes, ser bem diferente.

Além de possibilitar um corpo definido, o treinamento funcional assegura uma desenvoltura que, muitas vezes, a musculação não é capaz de garantir, já que a última possui movimentos que são meramente mecanizados. Como trabalhamos durante os treinamentos, em atividades que são realizadas no cotidiano, porém, em situações instáveis, acaba por aumentar a agilidade com que realizamos no dia-a-dia.

O treinamento funcional também pode ser realizado em grupo, o que é bem comum ou, também, de forma individual. Sendo que, a cada aula, novos desafios são propostos, como um circuito que se conecta rumo a progressões cada vez maiores. Para fazer com que os movimentos convencionais sejam testados em situações instáveis, acessórios como elásticos, bolas e hastes são utilizados.

Outra grande vantagem do treinamento funcional é o estímulo do chamado core – que nada mais é do que o centro de força do corpo. Com isso, uma série de musculaturas são acionadas e estimuladas, desde os músculos do abdômen à região lombar.

Vale ressaltar que, embora o treinamento funcional seja tão benéfico quanto a musculação, há divergências a respeito da capacidade que esse tipo de exercício tem com relação à hipertrofia. Em geral, a musculação continua sendo a atividade mais indicada para quem deseja ganhar músculos, enquanto o treinamento funcional é mais harmonioso para aqueles que querem mais agilidade e explosão física.

Se você se interessou por essa modalidade de exercício físico, saiba que o Santa Mônica Clube de Campo oferece essa atividade para seus associados, além de várias outras opções de esportes, musculação, zumba, entre outras. Tudo, é claro, com uma excelente estrutura que apenas um dos maiores clubes da América Latina pode oferecer, com profissionais qualificados na orientação de cada atividade. Há uma grande variedade de horários, clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Cuidados Saúde Treinamento Funcional