carregando

Digite para pesquisar

Saiba mais sobre algumas curiosidades do Tiro Esportivo

O Tiro Esportivo é excelente para quem deseja melhorar o foco e a concentração.

Tiro Esportivo é uma modalidade que envolve o uso de arma de fogo para acertar determinado alvo.

A prática do tiro teve início com a própria invenção das armas usadas nas guerras. No entanto, conforme o tempo passou, foi iniciado um movimento para transformar essa prática em esporte. Com isso, o Tiro Esportivo nasceu por volta do século XIX, na Europa e se expandiu por todo o mundo.

As primeiras regras sobre o esporte foram escritas em 1918, pelo coronel Peter Hawker. A partir disso, aprimoramentos foram feitos e, em 1871, foi fundada a Federação Internacional de Tiro Esportivo, nos Estados Unidos.

Um dos grandes feitos para que o esporte ganhasse notoriedade foi a sua adoção no calendário olímpico. Desde 1896 que o Tiro Esportivo é uma modalidade olímpica (exceto em 1908, em St. Louis/EUA e 1928, Amsterdã/HOL).

Categorias

O Tiro Esportivo pode ser praticado em três diferentes categorias. Elas são diferenciadas pelo tipo de arma utilizada pelos competidores.

Carabina: As provas disputadas com esse tipo de arma são divididas em três subcategorias. Deitado (apenas homens participam), três posições (homens e mulheres fazem uso de armas diferentes) e carabina de ar.

Pistola: São quatro subcategorias, sendo que duas podem ser disputadas por homens e mulheres – Livre e Pistola de Ar. Tiro Rápido (somente homens participam) e Sport (apenas mulheres).

Tiro ao prato: Também é dividida em três subcategorias. Skeet, Fossa Olímpica e Fossa Dublê. São utilizados pratos de argila, calcário e alcatrão. O que diferencia a prática para homens e mulheres é a quantidade de pratos.

Há também o Tiro Prático, que não é disputado nas Olimpíadas, mas que consiste em usar armas de fogo para acertar alvos de papel ou metal.

Destaque

O atleta Felipe Wu é considerado um dos melhores atiradores esportivos do mundo. Ele foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016 na categoria Pistola de Ar de 10 metros, conquistando o melhor desempenho brasileiro no esporte desde 1920.

Benefícios da prática doTiro Esportivo

Ao contrário do que muita gente pensa, não há perigo algum em praticar Tiro Esportivo. Equipamentos de segurança como óculos e protetores auriculares são obrigatórios para quem deseja praticar o esporte.

  • O Tiro Esportivo é excelente para quem deseja melhorar o foco e a concentração.
  • É um esporte muito mais mental do que técnico. Mas, para quem deseja melhorar as condições físicas, ele exige um bom trabalho muscular, principalmente nos braços.
  • O controle necessário para segurar a arma e o equilíbrio para acertar os tiros faz com que o corpo favoreça o desenvolvimento da coordenação motora.

Curiosidades sobre o Tiro Esportivo

Nas Olimpíadas de 1920 – Antuérpia, Bélgica – o Brasil conquistou sua primeira medalha olímpica. E adivinha em qual esporte? Isso mesmo, no Tiro Esportivo. O militar Guilherme Paraense ganhou a medalha de ouro na disputa. Ainda foram conquistadas uma medalha de ouro e outra de prata.

Se você quer praticar Tiro Esportivo, o Santa Mônica Clube de Campo é o local ideal. O Estande de Tiro é adequado para as mais variadas modalidades do Tiro Esportivo, Prático e recreativo. No Estande de Bala encontramos 20 boxes, a área de assistência é para 50 pessoas e sua linha de tiro vai até 50m. No Estande Olímpico, também com 20 boxes e área de assistência para 50 pessoas, a linha de tiro é de 10m.

Para o Tiro Prático e Silhueta Metálica de Fogo, o Clube dispõe de um Estande de Tiro Externo, além de Pista de Field Targer e Estande de Silhuetas Metálicas – para carabinas de ar comprimido.

Quem pratica a modalidade no Santa Mônica pode trazer sua própria arma (registrada e com documentos de autorização).

O Santa Mônica ainda disponibiliza a seus associados espaços para esportes como Corrida, Futebol, Futsal, Golfe, Judô, Tênis, Tiro Esportivo, entre outros. Saiba mais aqui.

Curiosidades Esportes Tiro Esportivo