carregando

Digite para pesquisar

Saiba mais sobre a Canelite e como evitar

A canelite é uma inflamação que ocorre na Tíbia, bem como nos músculos e tendões que ficam nessa região, causando uma dor intensa ao praticar atividade física.

A prática de exercícios físicos é essencial para uma vida saudável, independentemente da idade. Em tempos que a obesidade e o sedentarismo avançam, a simples iniciativa de se buscar uma atividade física é uma grande vitória, mas a falta de experiência e orientação adequada pode acarretar problemas desagradáveis ao praticante, como dores e lesões.

A canelite é uma inflamação que ocorre na Tíbia, o principal osso da canela, bem como nos músculos e tendões que ficam nessa região, causando uma dor intensa ao praticar atividade física.

Entre as principais causas da canelite, temos a falta de aquecimento prévio antes da atividade física. Por mais que se trate de algo básico, muitos iniciantes acabam por menosprezar essa prática, aumentando perigosamente o risco de lesões e desconfortos, não apenas na canela como em todo o corpo.

Em casos de atletas e pessoas já habituadas a manter uma rotina de atividades físicas corretas, a canelite pode ser causada pelo esforço excessivo da região, em práticas como a corrida, em que a canela é constantemente estimulada.

Os principiantes também devem se atentar a essa questão, pois é comum haver sobrecarga em uma região ao se iniciar um novo exercício físico, fazendo com que, o local – pouco acostumado com um estímulo tão intenso – possa sofrer com dores, lesões e distensões.

Ao sentir muito incômodo na região, é essencial buscar um médico ou fisioterapeuta para dar início a um tratamento. Além disso, é importante verificar se o tipo de tênis que você usa é adequado para sua prática esportiva.

Para aliviar a dor, uma compressa de gelo pode ser bem útil, ao menos momentaneamente. Caso seja muito intensa, pare de treinar imediatamente!

Após a consulta médica, o praticante deve respeitar os prazos de retorno e, também, de esforço físico máximo indicado pelo clínico. O prazo pode ser de semanas, variando caso a caso. É importante também se atentar, ao retornar, a detalhes como o terreno onde a atividade é realizada, já que áreas de asfalto e concreto são mais prejudiciais para a região, bem como a forma como você pisa no chão ao praticar a atividade. Pisadas erradas também estão entre os principais causadores de dores e lesões. Tenha atenção ao alongamento e também busque a ajuda de um profissional para melhorar orientar sua rotina e carga de exercícios físicos.

Se você pratica exercícios físicos regularmente ou possui interesse em mudar seu estilo de vida, o Santa Mônica Clube de Campo, consolidado no mercado há anos, oferece inúmeras opções de esportes – Badminton, Judô, Futebol, entre diversos outros. E se você quer praticar atividades como Corrida, sem sofrer com a canelite, dores, distensões e lesões, saiba que no Santa Mônica, todas as suas atividades recebem o devido suporte de uma equipe extremamente competente e qualificada, com acompanhamento do calendário de treinos online em páginas individualizadas que permitem avaliar o seu desempenho. Desfrute de todas as vantagens! Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Saúde