carregando

Digite para pesquisar

Saiba mais por que se hidratar durante o treino

A água é o líquido mais importante para o perfeito funcionamento do organismo humano.

Vivemos uma época na qual um número cada vez maior de pessoas vem reservando tempo em suas agendas pessoais para a prática de uma atividade física. As mudanças no perfil demográfico do brasileiro, indicando uma longevidade maior trouxe também a ideia de viver mais, porém com mais vitalidade e saúde.

Um sinal dessa proatividade em busca de um futuro vigoroso, traduz-se no fato do Brasil ser um dos países com maior número de academias no planeta. Contudo, é importante se preocupar em realizar as atividades de uma forma disciplinada e correta, para que os benefícios realmente aconteçam.

E um desses aspectos é a importância da ingestão de líquidos antes, durante e após a realização das atividades físicas e treinos.

Os cuidados

A prática de uma atividade física faz com que nosso corpo produza muito calor e é essencial que ele seja eliminado para o ambiente. Dessa forma, há uma perda de, aproximadamente, um a dois litros de líquidos e sais minerais para cada hora de exercício realizado. Por isso, a necessidade de hidratação antes, durante e depois do período de atividade.

Recomenda-se, portanto a ingestão de 400 a 600 ml de líquidos duas horas antes do início da atividade. Essa quantidade garante ao praticante um nível de hidratação considerado bom para o exercício e também fornece um tempo suficiente para que o excesso dos líquidos seja eliminado por meio da transpiração.

Já durante a prática das atividades é recomendável que o consumo obedeça à proporção de 150 a 300 ml de água fria a cada 15 ou 20 minutos. Atenção! É fundamental obedecer aos intervalos, pois o consumo de toda a água não é recomedável, causando desempenho ruim, mal-estar e queda nos níveis de sódio no organismo, levando a problemas como fortes dores de cabeça, náuseas e vômitos.

E, ao finalizar o treino, o processo continua sendo importante. As duas horas seguintes ao término da prática esportiva têm um peso bastante significativo para a absorção de líquidos e, consequentemente, para o aumento do plasma no sangue.

Aqui é importante consumir uma quantidade maior do que o volume de líquidos perdido durante a transpiração. Pelo menos 50% mais. Se pesar é uma boa ideia para calcular a quantidade de líquidos a ser consumida.

Por exemplo:

Se você emagreceu 100 g após a atividade física, isso equivale a 100 ml de suor. Como a quantidade ideal é de 50% a mais do que você perdeu, se a diferença foi de 1 kg durante a atividade, você deverá ingerir 1,5 l de líquidos dentro de até seis horas após o final de sua atividade.

Devemos beber apenas água?

Naturalmente que a água é o líquido mais importante para o perfeito funcionamento do organismo humano. Contudo, dependendo do contexto do treino a água pura pode não ser a melhor solução para uma reposição dos eletrólitos, a combinação de potássio, sódio e outros nutrientes fundamentais para o corpo.

No caso de treinos com duração acima de uma hora ou corridas de longa distância ou, até mesmo, maratonas, bebidas isotônicas e bebidas esportivas são importantes, pois são ricas em calorias, vitaminas e sais minerais – elementos essenciais para, acima de tudo, a reposição dos eletrólitos perdidos. Há, inclusive disponíveis no mercado suplementos feitos de hidrato de carbono e sódio. Recomenda-se também a ingestão de água de coco em casos assim.

Ao final de um treino bebidas geladas e que contenham até mesmo açúcar ajudam a acelerar o processo de aumento do plasma, anteriormente citado. Mas, apenas se houver necessidade.

Evite refrigerantes, sucos feitos de frutas cítricas, como laranja e limão e bebidas alcoólicas.

Outro aspecto bastante importante quando tomamos a decisão de iniciar ou retomar a prática de uma atividade física diz respeito ao local para sua realização.

Infraestrutura adequada, instrutores capacitados e uma atmosfera tranquila e calma são pré-requisitos fundamentais para bons resultados. E o Santa Mônica Clube de Campo oferece tudo isso e muito mais para seus associados!

Com quase 60 anos de experiência o Clube proporciona uma ampla gama de esportes e atividades, instalações modernas aprovadas por entidades esportivas internacionais e profissionais qualificados que assessoram de maneira eficiente, levando a práticas seguras, tranquilas e eficientes. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Cuidados Dicas Saúde
Próximo Artigo