carregando

Digite para pesquisar

Saiba mais como prevenir a lesão no joelho

Prefira as atividades de baixo impacto, que mantêm seu corpo em forma sem exigir muito dos joelhos.

As articulações do joelho são as protagonistas nas práticas esportivas e, é por isso que elas lideram as queixas de lesões. Dessa forma, é muito importante saber como evitá-las.

Confira algumas dicas para a prevenção das lesões no joelho e os tipos que acometem essa região:

Mantenha o peso sob controle

Sabia que a cada meio quilo a mais no peso, teremos quase dois quilos e meio de pressão nos joelhos ao subir ou descer escadas? Sim. Impressionante, não é mesmo? Assim, manter o peso ideal é um passo muito importante para prevenir a lesão no joelho.

Aquecimento antes dos exercícios

O aquecimento prepara o corpo para as atividades físicas e esportes, reduzindo, significativamente, a probabilidade de você sofrer lesões no joelho e em qualquer outra parte do corpo. Ou seja, essa é outra excelente maneira de prevenir a lesão no joelho.

Repouso após as atividades físicas

Sabia que é importante resfriar o corpo após os exercícios? Para isso, reduza gradualmente a intensidade dos exercícios aeróbicos que estiver fazendo. Desacelere até que a respiração e a frequência cardíaca normalizem. Seu corpo se recupera e diminui o risco de sofrer rompimentos ou lesão no joelho.

Alongamento melhora a flexibilidade

Os alongamentos pré-exercícios devem ser feitos após o aquecimento e podem ser realizados em pé. Já os alongamentos sentados são feitos após o término dos exercícios.

Ao ter uma boa flexibilidade nos músculos, na panturrilha e no quadril você evita a lesão no joelho. Isso porque essa flexibilidade contribui para uma movimentação com maior fluidez e também para melhorar a postura.

Fortalecimento dos músculos ao redor do joelho

Para fortalecer a região muscular em volta do joelho, foque no quadril e nos músculos da parte posterior da coxa – responsáveis pelo ato de dobrar os joelho e estender o quadril. Faça os exercícios de uma e três séries de 8 a 10 repetições em grupo muscular.

Faça exercícios aeróbicos para proteger o joelho

Os exercícios aeróbicos controlam o peso e aumentam o ganho de massa muscular. Prefira as atividades de baixo impacto, que mantêm seu corpo em forma sem exigir muito dos joelhos.

Bons exemplos de exercícios são:

  • Caminhadas em terreno plano;
  • Aeróbicos aquáticos;
  • Exercícios elípticos;
  • Natação;
  • Ciclismo.

Evite exercícios de alto impacto

As atividades físicas de alto impacto exigem muito dos seus joelhos. Por isso, fuja de corridas em terrenos duros, como o asfalto, pois exigem muito dos joelhos, sobretudo ao usarmos tênis inadequados. O mesmo vale para os exercícios que exigem muita força. As flexões e os agachamentos, por exemplo, exigem muito dos joelhos.

Use o tênis correto

Os tênis com bom amortecedor ao toque do calcanhar diminuem a pressão da articulação dos joelhos, pois promovem o alinhamento adequado e a melhoria do equilíbrio. Por isso, escolha o tênis adequado ao esporte praticado.

Outras dicas preciosas

Ao fortalecer os músculos, a postura e executar corretamente os movimentos seus joelhos certamente estarão protegidos. A medida mais importante é nunca forçar a barra, ou seja, não aja como um atleta olímpico.

Já quem faz esportes de contato com outros jogadores, deve tentar escapar de encontrões perigosos. Além disso, lembre-se: movimentos de rotação dos joelhos e mudanças bruscas de direção costumam causar o rompimento de ligamentos. E não esqueça de sempre pedir a orientação de um treinador, traumatologista ou ortopedista especialista em joelhos antes de iniciar as atividades físicas. Todo cuidado é pouco!

Lesões mais comuns no joelho

1 – Rompimento do ligamento cruzado anterior;

2 – Rompimento do ligamento cruzado posterior;

3 – Luxação patelar;

4 – Condromalácia patelar;

5 – Artrose;

6 – Tendinite Patelar;

7 – Síndrome do Corredor;

8 – Lesão no menisco.

Agora que você já sabe como prevenir a lesão no joelho, lembre-se de que é fundamental ter o acompanhamento de um profissional para treinar corretamente. O Santa Mônica Clube de Campo dispõe de várias modalidades esportivas, sempre com acompanhamento profissional. Venha conhecer! Clique aqui e saiba mais.

Cuidados Esportes Saúde