carregando

Digite para pesquisar

Quer jogar Golfe? Saiba mais sobre as regras de etiqueta para golfistas

Qualquer pessoa pode ter acesso a essa modalidade sem ser necessário um investimento alto

O golfe é um desporto onde os jogadores utilizam diferentes tipos de tacos para acertar a bola, com o objetivo principal de conseguir colocá-la em uma série de buracos que se encontram por toda a extensão do terreno utilizando o mínimo de tacadas possíveis.

Esse esporte, geralmente, é jogado em campos próprios para a prática do golfe ou em parques adequados com percursos delimitados. O número de tacadas que cada jogador executa é acumulado e, no fim da partida, vence quem conseguir embocar a bola em 18 buracos, com a menor quantidade de jogadas.

O maior adversário do golfista é o terreno que, muitas vezes, acaba dificultando as ações que ele deve executar. Ou seja, além da habilidade, a sorte também pode ser um fator determinante para que o jogador vença uma partida.

Como começar

Atualmente, qualquer pessoa pode ter acesso a essa modalidade sem ser necessário um investimento alto, já que os clubes disponibilizam todo o material para a sua prática, como tacos, bolas e o próprio campo – feito exatamente para a prática do golfe. Dessa forma, o custo para dar início a essa jornada é basicamente a sua locomoção até o clube e o aluguel das bolinhas.

Geralmente, após a primeira tacada é onde mora o perigo, pois como dizemos nas nossas gírias, o vírus do golfe entrou em você! Se desejar evoluir cada vez mais na prática desse desporto é aconselhável que procure um profissional do clube para aprender todas as técnicas e macetes. Aproximadamente, na décima aula você já estará no campo de golfe mostrando tudo que aprendeu e experimentando como é maravilhosa a sensação de acertar o seu primeiro buraco.

Código de conduta

O código foi criado para garantir o respeito e a cooperação entre os praticantes, além de manter a organização e a competitividade dos jogadores.

O golfista deve conhecer e cumprir plenamente as leis, regulamentos da Confederação Brasileira de Golfe – CBG e normas como regras e etiquetas, tanto na prática – por lazer ou em competições oficiais.

Não deve participar de nenhum movimento, seja (criação ou organização de competições) que não seja reconhecido pela CBG.

Dar o seu máximo durante o jogo mantendo o respeito com as decisões dos árbitros, com os seus oponentes e com o público presente no local.

Ser contra a qualquer ato de violência, uso de drogas, racismo, corrupção, estimulantes desautorizados dentro e fora do âmbito esportivo.

Saber aceitar com uma postura equilibrada qualquer punição, manifestando-se mediante meios legais em caso de discordância com a decisão tomada.

Regras de etiqueta e atitudes que podem melhorar o seu relacionamento com os demais jogadores

É por meio da etiqueta que construímos um melhor relacionamento com as demais pessoas na nossa vida pessoal e, no golfe, não é diferente. Esse é um dos fatores mais importantes para a prática do esporte, uma vez que, se essas regras forem seguidas, tudo tende a fluir corretamente e o jogo se torna mais agradável e divertido.

As regras de etiqueta são vistas de três formas mais especificamente:

  • A forma que tratamos o nosso companheiro no jogo;
  • A forma em que pensamos sobre todas as pessoas que praticam o desporto naquele local;
  • E por último mas não menos importante, o próprio campo de jogo.

Silêncio

Para a prática perfeita do golfe é necessário que haja silêncio do próprio jogador e das pessoas ao redor, já que é um esporte que exige muita concentração e foco. Lembre-se de que, para se comunicar, muitas vezes, é necessário falar, porém saiba dosar o tom da sua voz.

Ritmo de jogo

O ritmo de jogo é outro fator muito importante. Procure não ser a pessoa que mais demora a realizar todas as ações do jogo – seja em coisas simples como andar muito devagar ou adiar muito a efetuar uma tacada.

Segurança

Ter certeza de que os jogadores a sua frente estão em uma distância considerável, ou seja, fora do seu alcance.

Vestuário

O praticante deve se vestir de forma adequada. Existem regras que devem ser respeitadas, como:

  • São permitidas camisas com colarinho, gola chinesa, ou gola alta com mangas curtas ou longas. Calças ou bermudas na altura do joelho, preferencialmente com cinto, sapatos ou tênis adequados para a prática do golfe.
  • Não são permitidos bonés com abas para o lado ou para trás, calças ou bermudas jeans com elástico na cintura, Agasalhos de ginástica assim como chinelos ou sandálias.
  • No caso de infração das regras o jogador pode ser desclassificado.

Um ótimo lugar para a prática do golfe é o Santa Mônica Clube de Campo que possui toda a estrutura necessária, além de contar com um campo padrão oficial com 18 buracos.

Além desse esporte, no Clube estão disponíveis outras modalidades esportivas, além de atividades cultutais e sociais. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Esportes Exercícios Físicos Golfe