carregando

Digite para pesquisar

Que tal uma partida de Sinuca?

A Sinuca pode trazer várias vantagens não apenas de ordem física, mas também mental.

Quando mencionamos a palavra esporte ou a expressão atividade física, as primeiras ideias que passam por nossa cabeça têm a ver com atividades tradicionais, como o Futebol, o Basquete, Caminhada, Ginástica, etc. E quando pensamos nos porquês de praticá-los, buscamos um melhor condicionamento físico, algo que faça bem a nossos pensamentos e, até mesmo, socialização.

Baseados nesses dois pontos, dificilmente, uma opção que nos ocorre para atingir tais objetivos tem a ver com a Sinuca. A versão brasileira do Snooker – jogo surgido na Grã-Bretanha no ano de 1870 – ganhou uma visão estereotipada de “jogo de boteco”. Vários homens fumando, bebendo… Enfim, nada relacionado à saúde.

Ledo engano.

Em nosso artigo falaremos dos reais benefícios que essa atividade pode trazer a seus praticantes!

BENEFÍCIOS

Por incrível que possa parecer, nos primeiros minutos de uma conversa sobre a atividade, podemos ter boas e agradáveis surpresas ao descobrir que a Sinuca pode trazer várias vantagens não apenas de ordem física, mas também mental.

E as fontes que comprovam são confiáveis. Por meio de estudos feitos pelo Exército e laudos médicos se comprovou que uma partida com duração de uma hora pode fazer com que seus praticantes percam até 300 calorias por jogo e cheguem a percorrer uma distância equivalente a uma caminhada de cerca de um quilômetro e meio num jogo melhor de três, devido às repetidas voltas que são obrigados a dar.

Devido a essas repetições, o jogador estabelece um ritmo bastante saudável e é levado a flexionar partes do corpo a vários momentos e de diversas maneiras, dando ao corpo um bom condicionamento. A coluna vertebral, as pernas, os membros inferiores, superiores e o tronco são bastante favorecidos.

Além da perda de peso, a dedicação à prática desse jogo pode angariar aos adeptos melhoria em sua postura, já que um dos movimentos mais clássicos do mesmo obriga os jogadores a encostarem seus queixos no taco.

Outros benefícios são a queda no déficit de atenção e a melhoria na concentração, já que é obrigado a ficar constantemente atento às jogadas.

A Sinuca vem recebendo tanta importância que até algumas empresas começaram a ver com bons olhos a contratação de profissionais para ministrar cursos a seus funcionários com o intuito de desenvolver um raciocínio estratégico, fator crucial para o sucesso do jogo e dos negócios também.

QUEM PODE PRATICAR?

Por ser uma atividade de ritmo moderado, a Sinuca não coloca limites nem de idade tampouco de sexo. Para as pessoas na melhor idade é uma atividade que, além dos benefícios anteriormente citados, também favorecem a socialização com outros praticantes, melhorando a saúde mental.

Os jovens também vêm sendo atraídos, já que nas baladas, várias boates instalaram mesas o que serve de estímulo para um melhor entrosamento entre os frequentadores.

QUAL O EQUIPAMENTO NECESSÁRIO?

Não precisa ser caro. Um bom taco feito de madeira marfim (as madeiras “ash” e “maple” são as mais recomendadas), um giz que possa cobrir toda a área de sola e a sola propriamente falando, que necessita ser feita de couro sintético e jamais de borracha.

E, se você está à procura de um lugar para começar ou continuar a prática da Sinuca venha até o Santa Mônica Clube de Campo. No Pavilhão de Sinuca, um dos melhores do Estado do Paraná, você encontra 22 mesas à sua disposição, sendo 12 delas de Bola Oito e 10 de Sinuca. Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Atividades Físicas Esportes Sinuca