carregando

Digite para pesquisar

Quando crianças podem começar a praticar esportes?

Atividades coletivas como futebol estimulam a amizade, parceria e a cooperação.

A atividade física pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil e transformar a vida da criança. O esporte adequado varia de acordo com a idade, a fase e o interesse dos pequenos. Desde bebê, por exemplo, é importante que os pais estimulem os filhos a brincar, a se mexer e a se divertir ao ar livre, pois esses movimentos incentivam a atividade física e o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e fortalecimento muscular.

Vantagens

O interesse das crianças pode mudar ao longo do tempo. Enquanto algumas gostam de futebol, outras adoram natação. Mas, a prática de exercício físico contribui para superação da timidez, desenvolvimento de autoestima, autocontrole, autoconfiança, resolução de conflito, estímulo de criatividade e improvisação, espírito de competição e respeito por si mesmo e pelo outro, interação social, entre muitos outros fatores.

Se a criança é mais tímida ou insegura, atividades individuais como natação ou ginástica rítmica são recomendadas, pois além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades motoras, ajudam a desenvolver a autoconfiança e a concentração.

Atividades coletivas como futebol estimulam a amizade, parceria e a cooperação. A escolha pode variar com a idade como, por exemplo, tênis, futsal ou ginástica a partir de 6 anos, judô e badminton a partir de 7 anos e vôlei a partir de 10 anos.

A natação estimula vários movimentos de diversos grupos musculares, além disso, possibilita o desenvolvimento físico e motor e, também, amadurecimento corporal da criança. Entre 4 e 5 anos as crianças começam um nível de adaptação e a evolução deve ser feita aos poucos, assim como o volume do treino também deve ser de acordo com a faixa etária e o nível de desempenho.

Mas, antes de escolher a modalidade adequada, é fundamental ter cautela, pois muitas vezes os pais podem submeter a criança a atividades de forma excessiva. Por isso, é essencial prestar atenção na maneira como a criança se sente ao praticar o esporte. Se estiver irritada, chateada ou sem interesse é preciso redobrar a atenção.

O esporte na fase infantil tem como objetivo estimular a socialização e a liderança, ajudando no desenvolvimento cognitivo. Na prática, a criança vai entrar em contato com regras, aprender a importância do trabalho em equipe, convivência com outras pessoas e aprender lições que levará para a vida.

Um clube completo

Santa Mônica Clube de Campo conta com escolinhas de várias modalidades como badminton, artes marciais, natação, tênis de campo, futebol de campo ou de salão, e muito mais. Também oferece mais de 30 atividades físicas e monitoradas, trilhas ecológicas, pistas de skate, além de um complexo lúdico infantil, que é composto por berçário, brinquedoteca, sinuca infantil, entre outras atividades.

O clube conta com uma estrutura completa que oferece diversão para toda a família. Saiba mais aqui.

Crianças Esportes Exercícios Físicos