carregando

Digite para pesquisar

Quais os benefícios da atividade física na menopausa

A prática de exercícios é extremamente recomendada nessa fase da vida, pois ajuda a reduzir tanto os distúrbios físicos quanto os psicológicos que surgem durante esse período.

A menopausa é uma fase muito delicada, pois nesse período as mulheres podem sofrer diversas alterações físicas e psicológicas. Porém, por meio da prática de exercícios físicos é possível reduzir, de forma significativa, os desconfortos causados por essas alterações. Continue a leitura e saiba mais.

Menopausa

A menopausa é um evento fisiológico normal e, também, inevitável. Essa fase da vida começa um ano após a última menstruação espontânea da mulher. O período de um ano, que antecede a menopausa, é chamado de climatério – ciclo que marca a transição do ciclo reprodutivo para a não reprodutivo.

A menopausa, geralmente, ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, mas ela também pode se manifestar em mulheres mais jovens. O momento é caracterizado pela suspensão permanente da menstruação, ou seja, os ovários param de produzir os hormônios do ciclo menstrual.

Sintomas

Os sintomas da menopausa podem variar, mas no geral, as mulheres que se encontram nessa fase da vida sentem um calor anormal. Essa sensação de calor excessivo é chamada de fogacho e pode durar de três a dez anos.

O emocional feminino também é bastante afetado durante essa fase. Tristeza, desânimo e irritabilidade são comuns durante a menopausa. Além dessa flutuação de humor, também pode aparecer dores de cabeça, tonturas e, até mesmo, problemas de insônia.

Nessa fase, a mulher também está mais suscetível à perda de massa magra, aumento do nível de colesterol, ganho de peso e ao surgimento de doenças cardiovasculares.

Durante a menopausa também pode ocorrer uma redução do desejo sexual, muitas vezes, acompanhada de um ressecamento da mucosa que reveste a vagina.

Os benefícios de praticar exercícios físicos durante a menopausa

A prática de exercícios é extremamente recomendada nessa fase da vida, pois ajuda a reduzir tanto os distúrbios físicos quanto os psicológicos que surgem durante esse período.

A atividade física provoca liberação de endorfina – substância que é capaz de proporcionar bem estar físico e emocional. Além disso, essas atividades ajudam a prevenir doenças cardíacas e também fortalecem os ossos.

Confira alguns exercícios ideais para praticar durante a menopausa:

Pilates

Esses exercícios aumentam a flexibilidade e estimulam vários músculos do corpo, inclusive os do pavimento pélvico, ajudando a prevenir a incontinência urinária e, também, melhorando a libido.

Caminhada

Uma das principais vantagens desse exercício é que ele pode ser realizado em vários lugares diferentes. Por isso, além de promover benefícios para o corpo, como a queima de calorias, por exemplo, a caminhada é uma ótima forma de interagir com as pessoas e também admirar as paisagens presentes no local escolhido para caminhar.

Musculação

Essa é a melhor maneira de fortalecer ossos e músculos. Além de contibuir no controle da pressão arterial, que costuma aumentar, consideravelmente, durante a menopausa.

Dança

A dança auxilia na interação com as pessoas, melhorando a autoestima e a coordenação motora.

Hidroginástica

Essas aulas, além de aliviar a sensação de calor (tão comum durante a menopausa), também ajudam a fortalecer os músculos do corpo.

Sabia que todos esses exercícios físicos podem ser praticados no Santa Mônica Clube de Campo? O Clube conta com uma enorme área verde, ideal para a prática de exercícios aos ar livre e, também oferece aos associados diversas atividades esportivas e lazer. Clique aqui e saiba mais.

Alimentação Atividades Físicas Cuidados Saúde