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Praticar exercícios alivia a TPM?

São diversos os sintomas relacionados ao período pré-menstrual, que variam de intensidade dependendo de cada pessoa.

A TPM é um mal bastante conhecido das mulheres e que atinge uma grande parcela da população feminina todos os meses. São diversos os sintomas relacionados ao período pré-menstrual, que variam de intensidade dependendo de cada pessoa. Os sintomas mais comuns são as cólicas menstruais e o inchaço nos seios, mas a TPM também pode vir acompanhada de vários outros, a exemplo de dores de cabeça e pelo corpo, fadiga, sonolência, nervosismo, etc. Por conta disso, a melhor opção para afastar todo esse mal-estar é investir nos exercícios durante o período pré-menstrual. Confira abaixo os principais benefícios de se praticar atividade física na TPM:

Diminui as dores

Além das famosas cólicas, é comum o aparecimento de dores em diferentes regiões do corpo durante a TPM. As mais frequentes são as dores de cabeça, nos seios, região lombar e nas pernas que atormentam o público feminino nesse momento do mês e torna difícil a execução dos afazeres diários. Praticar atividades físicas nesses dias vai fazer o seu corpo produzir maiores quantidades de hormônios que promovem relaxamento muscular e ajudam a reduzir consideravelmente as dores.

Ajuda a melhorar o humor

Algumas mulheres sofrem muito com a oscilação de humor durante a TPM, com quadros que podem incluir além da irritação exagerada, ansiedade e até mesmo depressão. Se exercitar na TPM é uma excelente alternativa para tratar casos mais severos da tensão pré-menstrual. No momento do exercício, o corpo libera hormônios como a endorfina, conhecida por ser o hormônio do bem-estar, que vão dar um chega pra lá no mau humor e apatia característicos dessa fase.

Reduz a compulsão alimentar

A compulsão alimentar, sobretudo por doces, é outro grande sintoma relacionado à tensão pré-menstrual. Uma boa parcela feminina sente um aumento exagerado do apetite e desejo por alimentos gordurosos e açucarados nos últimos dias que antecedem a menstruação, causados sobretudo pela ansiedade e irritação. Como a atividade física promove a diminuição desses dois sintomas, a mulher fica mais tranquila e com menos vontade de assaltar a geladeira durante esse período.

Alivia a retenção de líquidos

Por causa da retenção de líquidos, sentir o quadril mais largo e aumentar um ou dois números no manequim é um problema recorrente na época pré-menstrual e muitas mulheres se queixam disso. Praticar regularmente exercícios físicos, principalmente nas semanas pré TPM, vai combater a retenção de líquidos e manter o seu corpo livre desse desconforto.

Qual atividade física é melhor para TPM?

Para combater os sintomas da famigerada TPM, o recomendado é investir na prática de atividades físicas moderadas – deixe os treinos de maior intensidade para os demais dias do mês. O tipo de exercício deve ficar a sua livre escolha. Opte pela prática que você mais se identifica e que melhor se encaixe na sua rotina. As atividades mais indicadas são Corrida ou Caminhada moderada, Treino leve de Musculação, Pilates, Yoga, Alongamento e Dança.

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