carregando

Digite para pesquisar

Praticar esportes aumenta a qualidade de vida

Praticar esportes traz benefícios para todo o corpo, não apenas para a aparência, aliás, os ganhos em qualidade de vida são ainda mais expressivos e beneficiam todas as idades, mas principalmente na fase da adolescência, na vida adulta e nas pessoas com mais de 60 anos.

Saiba por que a prática de esportes é fundamental para todos!

Qual a importância dos esportes para a saúde e uma melhor qualidade de vida?

Se pudéssemos responder da maneira mais abrangente e elucidativa possível, poderíamos dizer que quem se exercita “vive mais e melhor”, ou seja, praticar esportes contribui para o aumento da qualidade de vida. E, se forem praticados desde a infância, os esportes proporcionam inúmeros benefícios ao corpo e à mente.

Qual a importância dos esportes em cada fase da vida?

Para as crianças e adolescentes, os esportes proporcionam momentos de lazer e de aprendizagem. Nessa fase, tanto os esportes coletivos quanto os individuais ajudam na formação dos conceitos básicos que envolvem cidadania, como os aspectos sociais, afetivos e culturais.

É também nessa idade que se “toma gosto” pelo esporte e, com isso, aumentam as chances de a pessoa não se tornar sedentário quando for adulto.

Na idade adulta e na velhice, as atividades esportivas ajudam a reduzir significativamente os riscos de contrair várias doenças — estando ligado, portanto, à relação entre saúde e bem-estar.

E, embora muitos busquem o esporte para conseguir ter o corpo perfeito, a maioria acaba notando ganhos bem mais significativos, como a manutenção da saúde e de uma vida mais saudável. Assim, ao sair do sedentarismo aumenta-se a expectativa de vida.

Quais são as vantagens da prática do esporte para a saúde?

Tonificação e fortalecimento muscular

A prática regular de esportes e exercícios físicos em geral — mas principalmente os que trabalham os músculos — propicia uma maior rigidez muscular, pois estes se tornam mais fortes e tonificados.

A musculação (e não é necessário usar equipamentos com cargas muito pesadas) evita a perda muscular tão comum em idosos. Isso porque, com o avanço da idade, ocorre naturalmente uma perda muscular, a qual pode ser compensada com a ingestão de proteínas em combinação com os exercícios para tonificar e fortalecer os músculos de todo o corpo.

A tonificação e o fortalecimento dos músculos também melhoram a flexibilidade do corpo, além disso, ter a musculatura forte e resistente ainda protege e fortalece os ossos e as articulações.

Favorece o emagrecimento

A perda de peso e a redução da gordura corporal são bastante expressivas durante a prática esportiva. No processo de emagrecimento, por exemplo, os músculos trabalhados substituem o tecido gorduroso.

Isso é ainda mais notado nos esportes aeróbicos em que há maior gasto de calorias, como os praticados em quadras e também os diversos tipos de dança e ginástica (dança de salão, ginástica aeróbica, zumba, etc.).

Regula a pressão arterial

É sabido que manter a pressão arterial estável colabora muito para o aumento da qualidade de vida. Isso porque, a pressão alta (hipertensão) está diretamente relacionada com as doenças do coração e das veias, como a maior predisposição ao infarto, à arteriosclerose (endurecimento das veias e artérias devido ao depósito de placas de gorduras em seu interior) e ao AVC.

A prática de esportes — aliada ao maior consumo de água — favorece a circulação e alivia o estresse, fatores que ajudam a regular a pressão arterial.

Aumenta o bem-estar

A melhora da circulação, citada anteriormente, ainda facilita o fluxo cerebral (favorecendo o raciocínio), além de diminuir estresse, ansiedade e depressão (pois faz o corpo liberar substâncias que relaxam e melhoram o humor). Tudo isso junto melhora significativamente a autoestima das pessoas de todas as idades, mas principalmente dos mais velhos — pessoas com mais de 60 anos.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao realizar qualquer esporte?

A melhor maneira de obter todos os benefícios dos esportes é praticando-os com moderação e com orientação de um profissional preparado. Evitar fazer exercícios de maneira agressiva é uma forma de evitar lesões nas articulações, nos músculos e nos ossos.

Além disso, exercitar-se com regularidade produz muito mais efeitos benéficos do que a prática eventual. E se você tem mais de 60 anos e se encontra sem disposição para as atividades físicas, comece com uma caminhada diária de, pelo menos 30 minutos, pois ela já trará muitos efeitos positivos para seu corpo e mente. E lembre-se: sempre comece e termine fazendo alongamento e aquecimento!

Um clube completo

Viu como praticar esportes para aumento da qualidade de vida é importante? No Santa Mônica Clube de Campo você tem várias opções de esportes para você e sua família, são mais de 30 atividades físicas e monitoradas. Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Dicas Esportes