carregando

Digite para pesquisar

Por que o Tênis é um esporte completo?

Ir bem em um jogo de Tênis requer agilidade, força e estratégia.

O Tênis é um esporte amplamente praticado no mundo inteiro, seja de maneira esportiva ou recreativa, e sua origem vem do século XIX, na Inglaterra. Foi, também, em solo inglês que aconteceu a primeira competição da modalidade: o Torneio de Wimbledon, em 1877 na cidade de Londres.

Para jogar é bem simples. Basta ter dois jogadores, uma bola de Tênis, uma rede, duas raquetes e uma quadra. Define-se a pontuação máxima de cada game (geralmente 50 pontos). Cada jogada vale 10 pontos. O tempo de jogo não é determinado, variando de acordo com a necessidade de cada atleta para chegar aos 50 pontos.

Entre os tenistas famosos, mais admirados e de destaque mundial estão o brasileiro Gustavo Kuerten – o Guga; Roger Federer; Rafael Nadal; Novak Djokovic, Serena Williams, Gabriela Sabatini, Anna Kournikova, Maria Sharapova, entre outros.

Além do Tênis ser considerado um dos esportes mais legais para praticar, apresenta uma série de vantagens, tanto para a parte física quanto para a parte mental das pessoas. Conheça mais sobre esses benefícios:

FORTALECE O CORPO

É um jogo de muito esforço físico e movimentação. Praticamente todos os músculos são trabalhados, tornando o corpo mais forte e saudável, além de melhorar a resistência.

AJUDA A EMAGRECER

Um esporte que ajuda a perder peso é o Tênis. De acordo com especialistas, praticando uma hora, diariamente, é possível queimar até 500 calorias. Se você quer resultados mais rápidos, treine de três a cinco vezes por semana.

CONTROLE DA RESPIRAÇÃO

Respirar é um dos pontos-chave para um bom desempenho esportivo. No Tênis é necessário se movimentar muito rápido, força nos movimentos e agilidade. A respiração é importante nesse sentido.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Perder peso e respirar bem são aspectos fundamentais para evitar doenças como infartos e derrames. Manter o corpo ativo é uma excelente maneira de prevenir o surgimento desses e outros problemas de saúde.

MELHORA A CONCENTRAÇÃO

Estar concentrado é fundamental em qualquer esporte. No Tênis não é diferente. Um lapso de falta de atenção pode fazer você perder. É um jogo que demanda máxima concentração.

DESENVOLVE O RACIOCÍNIO

Ir bem em um jogo de Tênis requer agilidade, força e estratégia. Saber usar as fraquezas do adversário, onde rebater a bola, como evitar o desgaste físico – tudo isso exige que pensemos rápido. Ou seja, jogar Tênis ajuda a desenvolver o raciocínio.

BOM PARA O PSICOLÓGICO

Praticar atividade física ajuda liberar hormônios como a endorfina, ótimos para melhorar a autoestima e o humor. Além disso, manter o corpo em funcionamento é fundamental para aliviar sintomas de ansiedade, depressão e melhorar a motivação.

ESPORTE DEMOCRÁTICO

Qualquer pessoa pode praticar Tênis. Da criança ao idoso, do adolescente ao adulto. Aprender o esporte exige treinamento, mas nada que seja complicado de aprender. Sem dúvidas, é uma das modalidades esportivas mais democráticas.

Ficou interessado em desfrutar dos benefícios do Tênis?

O Santa Mônica Clube de Campo possui um dos maiores Parques Tenísticos do Brasil, contando inclusive com quadras cobertas para a prática do esporte. A criançada pode aprender todos os fundamentos do esporte na Escolinha de Tênis para crianças. Clique aqui e confira todos os detalhes.

Atividades Físicas Esportes Tênis