carregando

Digite para pesquisar

Por que fazer musculação?

Saiba mais sobre os benefícios dessa atividade física.

Praticar exercícios físicos é muito importante para termos melhor qualidade de vida. A busca por hábitos saudáveis nos leva ao encontro de várias opções para manter o corpo em movimento. Alguns preferem esportes como futebol, futsal, natação etc. Já outras pessoas veem na caminhada ou na corrida a melhor forma de se exercitar.

No entanto, uma das atividades físicas que mais tem crescido em número de praticantes nos últimos anos é a musculação. Esse tipo de exercício pode ter foco no ganho de massa, no aumento de força e na perda de peso.

Do que se trata?

Musculação é uma atividade física que busca forçar os músculos, por meio de aparelhos, com cargas e repetições controladas. O principal objetivo é aumentar a força e o volume muscular.

Geralmente, a prática da musculação está associada ao uso de equipamentos apropriados para cada parte do corpo. É nas academias que a maioria dos praticantes da musculação encontram, não apenas os aparelhos, mas também, auxílio profissional.

Quais as vantagens de fazer musculação?

São muitos os benefícios de usar a musculação como método de atividade física. A seguir listamos sete dessas vantagens. Confira!

  • Ajuda a emagrecer: grande parte das pessoas que iniciam a prática da musculação tem por objetivo a perda de peso. Essa atividade é excelente para a queima de gordura corporal. Ainda que o foco não seja exatamente esse, os treinos de força ajudam a queimar gorduras pois com as microlesões causadas nas fibras musculares, a gordura participa do processo de reconstrução e reparo celular.
  • Fortalece os músculos: por muito tempo acreditava-se que o único objetivo da musculação era "ficar forte". E, de fato, esse é um dos principais benefícios da prática dessa atividade. Os treinos ajudam a tonificar e fortalecer os músculos, a ganhar massa muscular e retardar os efeitos do envelhecimento no corpo.
  • Melhora o condicionamento físico: condicionamento físico não diz respeito apenas a ficar forte ou magro. Ter um corpo bem condicionado é importante para termos energia, nos sentirmos bem com a nossa aparência e vivermos com saúde.
  • Corrige a postura: dor na coluna é um dos grandes problemas que assolam muitas pessoas na atualidade. Um dos motivos para isso é a postura errada que adotamos ao sentar, por exemplo. Com a prática da musculação, além de manter o corpo ativo, conseguimos fortalecer a musculatura que envolve os arredores da coluna.
  • Reduz o risco de doenças: musculação ajuda a prevenir várias doenças, como por exemplo, o diabetes, problemas cardiorrespiratórios e doenças nos ossos.
  • Aumenta a autoestima: não apenas o físico é beneficiado pela musculação. A prática da atividade física ajuda a liberar endorfina – o hormônio que causa sensação de bem-estar. Outro fator importante é que os exercícios praticados ajudam a aliviar o estrese e combater a depressão.
  • Colabora para a determinação: muita gente não consegue ter disciplina para se exercitar sozinho. A musculação colabora nesse sentido, pois é necessário ter disposição para alcançar os resultados.

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a praticar musculação! No Santa Mônica Clube de Campo os associados têm acesso a aulas de musculação de terça a sexta (das 7h10 às 21h50) e sábados, domingos e feriados (das 8h10 às 17h50). Clique aqui e confira todos os detalhes!

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Musculação Saúde