carregando

Digite para pesquisar

Por que dormir bem é fundamental para o bom desempenho esportivo?

Bons hábitos resultam em excelentes resultados e melhor qualidade de vida.

Quando se pensa em bom desempenho nas atividades físicas e prática esportiva, muita gente nem leva em consideração o quão importante é o sono e o descanso. O foco sempre fica na boa realização das atividades, na musculação, no preparo físico e também na concentração.

No entanto, o sono é tão essencial quanto qualquer um desses outros elementos citados. Além de ser importante para a saúde, o sono também ajuda a melhorar nosso desempenho esportivo.

Por que dormir é importante?

Assim como a alimentação e o preparo físico são fatores cruciais para desempenharmos um bom papel durante a prática de exercícios físicos, o sono também é essencial. Ele age em uma série de fatores biológicos que podem ajudar ou prejudicar a forma como lidamos com as atividades do cotidiano, inclusive a prática de esportes.

Uma noite mal dormida pode prejudicar a saúde mental, causar problemas de memória e ainda contribuir para o aparecimento de diversas doenças, inclusive cardiovasculares.

Já uma ótima noite de sono é fator crucial para manter o organismo bem regulado, equilibrar a temperatura corporal e repor as energias.

Vantagens do sono para o desempenho esportivo

  1. Recuperação muscular – com a prática de exercícios, tais como a musculação, por exemplo, trabalhamos com micro lesões das fibras musculares que ajudam no ganho de massa muscular. Para que essas fibras se reconstruam, é preciso descanso adequado. E não há descanso mais importante do que o sono.
  2. Reposição de energias – uma consequência natural da prática de esportes é o cansaço. Esgotamos nossas energias pois as direcionamos para a realização de todos os movimentos necessários para cumprir corretamente as funções esportivas. Ao dormir, além, de recuperarmos os músculos, o descanso contribui para que o corpo reponha as energias e se fortifique para as próximas atividades.
  3. Aumento da concentração – quando dormimos bem, o corpo naturalmente consegue trabalhar melhor. Isso é importante para termos a capacidade de concentração elevada, o que é fator fundamental para o desempenho esportivo.

O que fazer para dormir melhor?

Podemos tomar algumas pequenas atitudes no dia a dia para melhorar a qualidade do nosso sono. Por exemplo, se você não consegue dormir por ficar muito ansioso ou com a mente em alta atividade, ouvir música pode ajudar a relaxar. Confira outras dicas para um melhor descanso:

  • Tomar banho quente antes de se deitar para dormir;
  • Não usar celulares e aparelhos eletrônicos enquanto estiver deitado;
  • Evitar claridade e luzes que tenham contato direto com os olhos, pois passam ao corpo a sensação que ainda é dia;
  • Praticar meditação pode ajudar a aliviar a tensão e dormir mais tranquilamente;
  • Não fazer refeições próximas ao horário de dormir.

Bons hábitos resultam em excelentes resultados e melhor qualidade de vida. Quer dormir bem, manter seu corpo em atividade e praticar esportes? O Santa Mônica Clube de Campo é o lugar certo. O Clube disponibiliza aos associados uma série de modalidades esportivas, como por exemplo, Futebol, Corrida, Futsal, Ginástica Rítmica, Natação, Hidroginástica, Tênis e muito mais. Clique aqui para mais informações!

Atividades Físicas Cuidados Saúde