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Por que devemos consumir alimentos ricos em fibras?

Cultive bons hábitos alimentares, mantenha o seu corpo em movimento por meio do esporte e tenha mais qualidade de vida.

Os alimentos ricos em fibras possuem inúmeros benefícios para a saúde do nosso corpo. As fibras promovem saciedade e estimulam o funcionamento correto do intestino, além de ajudar no emagrecimento e prevenir doenças.

Conheça agora porque as fibras devem fazer parte do seu cardápio diário e em quais alimentos você pode encontrá-las:

O que são as fibras?

As fibras fazem parte da composição dos alimentos de origem vegetal. Elas podem ser solúveis, quando se dissolvem em água e insolúveis quando não se dissolvem, mas retêm a água.

Ambas são benéficas ao nosso organismo, especialmente ao intestino, e devem fazer parte da nossa alimentação diária. Veja a seguir todos os seus benefícios:

1 – Fibras dão mais saciedade e ajudam no emagrecimento

Quando consumimos alimentos ricos em fibras nos sentimos saciados por mais tempo. Ou seja, demoramos a sentir fome novamente e reduzimos a ingestão de novos alimentos o que é muito importante quando precisamos regular o apetite e cortar calorias.

Lembrando que o emagrecimento eficaz depende não só de uma boa alimentação, mas também da prática de atividades físicas.

2 – Há menos risco de doenças cardiovasculares

As fibras nos alimentos evitam que boa parte das gorduras e açúcares ingeridos sejam absorvidos pelo organismo. Portanto, além de ajudar a emagrecer, as fibras reduzem o risco de incidência de doenças como colesterol e diabetes.

3 – O intestino funciona melhor

As fibras ajudam a formar o bolo fecal, tornando-o mais úmido. Assim, o trânsito intestinal é reduzido. Pessoas com prisão de ventre, que passam longos dias sem evacuar e sentem dores estomacais por conta disso podem encontrar nas fibras um excelente remédio para ficar longe da constipação.

Aliás, manter o intestino funcionando regularmente também é imprescindível para afastar o risco de doenças como câncer e hemorroidas.

Alimentos ricos em fibras

Agora que você já sabe porque as fibras são obrigatórias na sua dieta, conheça os alimentos que as possuem em maior quantidade.

  • Alimentos integrais

Podemos listar: pão, macarrão, arroz e farinha integrais. Comece a consumir esses alimentos no lugar dos tipos refinados.

  • Farelo de aveia

O farelo possui uma concentração de fibras maior do que os flocos de aveia. Use em saladas, mingau, iogurte, bolos etc.

  • Frutas, legumes e verduras

Consuma um volume variado desses alimentos. Eles são riquíssimos em fibras e podem ser preparados de diversas formas. Exemplos: brócolis, rúcula, couve-manteiga, ervilha, beterraba, cenoura, espinafre, banana, maçã e abacaxi.

Sempre que possível, consuma legumes crus ou cozidos no vapor. Quando cozidos em água fervente, eles perdem boa parte dos nutrientes. As cascas das frutas, quando comestíveis, não devem ser jogadas fora, pois possuem grande concentração de fibras.

  • Sementes e nozes

Semente de chia, linhaça, gergelim, todas as variedades de castanhas também fazem parte dos alimentos ricos em fibras. Consuma-os na hora do lanche ou inclua-os em receitas.

  • Leguminosas

Podemos listar: feijão, ervilha, grão de bico, lentilha e soja.

Não se esqueça de beber bastante água!

Fibras e água devem estar juntos sempre. Aumente o seu consumo de fibras, mas não se esqueça de beber bastante água para que as fibras possam fazer um bom trabalho. Sem uma boa ingestão de água, pode acontecer o efeito oposto: constipação, inchaço e dores estomacais.

De acordo com especialistas, o ideal é que o consumo diário de fibras fique em torno de 25 gramas. Infelizmente, nem todas as pessoas conseguem chegar a esse número facilmente, especialmente devido aos maus hábitos alimentares.

Por isso, é muito importante mudar a forma de se alimentar, incluir alimentos mais saudáveis na dieta, encontrar novas maneiras de ingerir as fibras em todas as refeições e, então, conseguir usufruir de tudo de bom que elas têm a oferecer.

Um corpo bem nutrido, com funcionamento regular é fundamental para uma vida mais saudável e feliz. Cultive bons hábitos alimentares, mantenha o seu corpo em movimento por meio do esporte e tenha mais qualidade de vida.

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