carregando

Digite para pesquisar

Por que brincar é importante na infância?

A brincadeira é, na verdade, uma necessidade biológica capaz de ajudar a moldar as competências cerebrais e a fortalecer as relações socioafetivas.

Para a criança é apenas uma diversão, mas enquanto ela se distrai brincando, várias coisas favorecem o seu desenvolvimento corporal, mental e, também, social. Veja adiante por que brincar é tão importante na infância e vários dos seus benefícios.

Autoconhecimento do próprio corpo

Enquanto a criança corre, pula, bate palma, dá risadas, cai e levanta e faz tantas outras atividades divertidas, o autoconhecimento corporal vai acontecendo naturalmente.

Durante todas essas ações, a criança se percebe e, também, conhece os seus limites e potenciais.

Estimulação socioemocional

A maioria dos pais sabe que brincar faz bem, mas nem todos eles sabem que a brincadeira é, na verdade, uma necessidade biológica capaz de ajudar a moldar as competências cerebrais e a fortalecer as relações socioafetivas. Com isso, ocorre uma positiva estimulação de aspectos como cooperação, autocontrole e negociação.

Desenvolvimento da resiliência

Uma pessoa resiliente é aquela que é capaz de superar as adversidades com maior facilidade. Ao brincar com jogos, por exemplo, a criança experimenta tanto a alegria de ganhar uma partida quanto a decepção de perder um jogo.

Ao se frustrar quando um colega não quer brincar da forma proposta pela criança, ela precisará se adaptar a essa situação. Essas experiências a farão administrar melhor as decepções da infância e, posteriormente, da fase adulta.

Desenvolvimento do respeito ao próximo

Durante as brincadeiras, a criança desenvolve a habilidade de conversar com outras crianças (falar e ouvir) e a relacionar-se interagindo das mais diversas formas para aprender a conviver e, assim, aceitar as diferenças.

Aprimorar a atenção e o foco em objetivos

Brincadeiras que estimulam a inteligência e trazem desafios — como empilhar blocos, montar quebra-cabeças e encaixar formas geométricas em seus respectivos orifícios — faz a criança perceber que, sempre que volta a praticar essa atividade, seu desempenho se torna melhor.

Observar que isso acontece faz com que ela aprenda, naturalmente que, com a prática de uma tarefa, seu desempenho melhora. Isso fará com que ela se torne uma pessoa mais forte e persistente em seus objetivos.

Desenvolve o raciocínio estratégico

Jogos de estratégia como xadrez e tantos outros que envolvem várias regras são capazes de criar impasses a serem vencidos por análise, argumentação, observação do melhor momento para agir, avaliação dos resultados, entre outros. Esse aprendizado servirá para questões alheias aos jogos como as do estudo e, futuramente, as do trabalho.

Ensina a trabalhar em equipe

As brincadeiras e os jogos em equipe são fundamentais para as crianças, pois representam notáveis momentos para aprender a conviver em grupo, a cooperar, respeitar e a entender os próprios limites e os dos colegas.

Desperta a criatividade

Nas mãos de uma criança criativa os objetos mais simples podem ser transformados em diversos outros brinquedos. Potes, embalagens, baldes e caixas viram aviões, robôs, pessoas, animais, casas, carrinhos, entre outras coisas.

E quanto mais a criança imagina, mais sua criatividade será estimulada. Por isso, não impeça que uma criança se divirta com tais objetos (desde que não representem perigo). Além disso, se em uma loja ela escolher um brinquedo simples e barato ao invés de um mais sofisticado encare isso com naturalidade.

Faz bem estar aqui

Por todos esses benefícios torna-se impossível duvidar o quanto brincar é importante na infância. Se você tem filhos aproveite o amplo espaço do Santa Mônica Clube de Campo para deixar as crianças se divertirem à vontade. São diversas áreas verdes, parquinhos, quadras esportivas, pista de skate, tirolesa e muito mais!

O Complexo Lúdico é um programa de recreação do Santa Mônica especialmente voltado para crianças.  As atividades no setor atendem desde bebês até crianças de 12 anos, com monitores especializados. A intenção é entreter os pequenos enquanto os pais realizam suas atividades no Clube. O trabalho compreende interação com a criança por meio lúdico, dos jogos, das brincadeiras e de oficinas artísticas. O serviço é gratuito para os associados.

Clique aqui e saiba mais sobre as vantagens em ser um associado.

Atividades Físicas Brincadeiras Crianças Dicas