carregando

Digite para pesquisar

Por que a Corrida faz bem para a saúde?

É uma atividade que proporciona bem-estar, condicionamento, fortalecimento muscular e outros benefícios.

A prática do Cooper – ou Corrida em língua portuguesa – vem sendo popularizada ao longo dos anos, por ser uma atividade física fácil e que não necessita de investimentos em acessórios, somente um bom par de tênis com amortecedor e a boa vontade, já é possível iniciar o esporte.

É uma atividade que proporciona bem-estar, condicionamento, fortalecimento da musculatura e emagrecimento. Ideal para quem deseja ganhar boa forma e melhorar a saúde, a Corrida é democrática e disponível para quem deseja praticar. Outro ponto muito relevante é que você pode correr indoor, dentro de uma academia, no condomínio ou em casa mesmo, utilizando uma esteira ergométrica. Já para quem gosta de estar em contato com a natureza, a Corrida é ideal, pois ajuda a fazer amigos e conhecer lugares que proporcionam o contato com o ar puro.

Para ambas as situações, a Corrida é excelente para diminuir o estresse do dia a dia e aumentar a disposição física e mental para exercer outras atividades rotineiras.

Já existem comprovações científicas de que a prática constante dessa atividade auxilia na redução da pressão arterial e má circulação. Com constância da Corrida a grande maioria acaba por se tornar adepto, tornando a modalidade em um verdadeiro estilo de vida.

O que a Corrida traz de benefícios para a saúde?

Esse esporte consegue unir vários benefícios à saúde, pois ao nos movimentarmos em velocidade, fazemos com que o organismo trabalhe num todo.

Veja o que você conseguirá com a prática do exercício:

  • Redução de peso corporal;
  • Aumento do colesterol bom (o HDL);
  • Diminuição das triglicérides;
  • Redução na pressão arterial;
  • Diminuição dos riscos de doenças coronárias;
  • Aumento da resistência respiratória;
  • Melhora no sono.

Correr faz muito bem para o coração. Inclusive, existem estudos de institutos internacionais de doenças cardiovasculares que trazem pesquisas acerca da melhora alcançada após indivíduos iniciarem a prática da Corrida de forma periódica.

A atividade fomenta o fortalecimento muscular cardíaco, o aumento da frequência cardiorrespiratória, também ajuda a fortalecer o bombeamento sanguíneo, o que possibilita a plena capacidade cardiovascular.

Correr também beneficia o processo de aprendizagem do ser humano.

Os praticantes da Corrida conseguem alcançar maiores níveis de aprendizagem e memorização, pois devido à liberação da proteína responsável pela alimentação energética celular, ser ativada de forma mais ampla. Portanto, também é indicado para quem estuda constantemente e deseja memorizar leituras durante a vida acadêmica.

Para quem deseja iniciar com a Corrida, uma dica importante!

Comece a fazer Caminhadas de duas a três vezes por semana, durante 90 dias, mais ou menos. Depois, acelere um pouco mais, fazendo pequenos trotes durante a Caminhada para, em seguida, iniciar com uma Corrida de velocidade baixa.

E claro, nunca inicie uma atividade física sem a indicação médica! Faça exames para saber se você pode correr e, assim, começar a prática do esporte de forma segura.

Corra em locais seguros!

O Santa Mônica Clube de Campo disponibiliza aos associados o Grupo de Corrida, todas as terças-feiras e sábados. São aulas assessoradas por profissionais especializados e com a vantagem de aproveitar toda a área verde e a segurança que o Clube oferece! Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Corrida Dicas Saúde