carregando

Digite para pesquisar

Pilates: uma atividade com múltiplos benefícios

A modalidade agrega inúmeros benefícios e tem como base diferentes estilos de exercícios que visam ampliar a flexibilidade e consciência corporal.

O Pilates é uma das atividades físicas mais difundidas e praticadas pelo mundo. Esse método leva o nome do seu criador, o educador alemão Joseph Pilates, e tem como objetivo melhorar a saúde do corpo como um todo, promovendo, desse modo, bem-estar físico e mental para os seus praticantes.

A modalidade agrega inúmeros benefícios e tem como base diferentes estilos de exercícios que visam ampliar a flexibilidade e consciência corporal. Os exercícios de Pilates são praticados usando a força e estabilização dos músculos, especialmente do core – musculatura da parte central do abdômen que sustenta a coluna.

Tipos de Pilates

O Pilates pode ser praticado no solo, conhecido como Mat Pilates e que utiliza apenas a força do próprio corpo para executar os exercícios, ou no tipo Studio, que exige o uso de aparelhos e demais acessórios como o cadillac, ladder barrel, bola suíça e faixa elástica. Ambas modalidades trabalham e elevam a resistência e amplitude de movimentos executados pelo corpo, deixando a musculatura totalmente definida e bastante flexível.

Conheça alguns dos principais benefícios do Pilates:

1 – Combate doenças crônicas

Praticar Pilates regularmente melhora o sistema imunológico e cardiovascular – o que ajuda a combater o aparecimento de diversos tipos de doenças crônicas, a exemplo da hipertensão, diabetes, asma, cardiopatias, esclerose múltipla. Quem já possui algumas dessas doenças também vai se beneficiar muito com o Pilates, que proporciona uma grande melhora nos sintomas crônicos ocasionados por esses males.

2 – Reduz a gordura corporal

Durante a prática dos exercícios de Pilates é possível gastar várias calorias, sendo uma excelente notícia para quem deseja se livrar dos quilinhos a mais. Por ser uma atividade completa, o Pilates trabalha toda a cadeia de músculos do corpo, fazendo com que o praticante ganhe uma silhueta fina, alongada, e troque gordura por massa magra.

3 – Reduz o estresse e mau humor

Nas aulas de Pilates são utilizadas técnicas de respiração e exercícios que demandam total concentração do praticante no grupo muscular trabalhado durante a atividade. O que contribui bastante para deixar a pessoa mais relaxada e tranquila durante e após a prática dos exercícios.

4 – Melhora a postura e evita dores nas costas

Como os exercícios de Pilates buscam o realinhamento do corpo e aumento da flexibilidade física do praticante, o método é muito eficaz para o fortalecimento dos grupos musculares que garantem suporte para a coluna e abdômen. Com isso, as dores na coluna são reduzidas e o praticante de Pilates ganha uma postura mais ereta e elegante.

5 – Alivia dores articulares

O Pilates é um dos exercícios mais indicados se você possui dores articulares e sofre com artrite, artrose e osteoporose, pois a atividade promove a tonificação, aumento da massa muscular e alongamento do corpo de maneira global, mas sem precisar usar pesos ou cargas. A exemplo da musculação que não é recomendada para quem sofre de dores nas articulações.

Para quem é indicado?

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar dos exercícios de Pilates – de crianças a idosos. Do mesmo modo, mulheres grávidas, pessoas que estão passando por reabilitação física e fazendo fisioterapia, e quem pratica atividades mais intensas, como corrida e futebol.

Pratique Pilates no Santa Mônica Clube de Campo

Venha se divertir e cuidar do corpo em um dos maiores clubes da América Latina! O Santa Mônica Clube de Campo oferece aos seus associados diversas atividades de lazer e esportivas, dentre elas o Pilates. No Santa Mônica, as aulas de Pilates acontecem de terça à sexta-feira, no período da manhã e tarde. Clique aqui e saiba mais.

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Pilates