carregando

Digite para pesquisar

Overtraining: os perigos do exagero

Treine em ambientes com profissionais adequados, para que eles possam programar o seu treino e verificar se você está executando o exercício adequadamente.

Você conhece ou já ouviu falar sobre o overtraining? Tudo em excesso faz mal, e não seria diferente com a prática de exercício físico. O overtraining é justamente isso: a quantidade excessiva de atividade física praticada e que pode afetar muito o seu organismo. Continue lendo e saiba mais sobre ele.

Overtraining: o que é?

É a quantidade exagerada de exercício físico, ou seja, é a capacidade de se exercitar mais do que o seu corpo suporta. Também chamada de síndrome de sobretreinamento, atua como uma fadiga patológica, que vai provocar muito cansaço, diminuição na sua produtividade, além de demora para conquistar o seu objetivo.

Foco é fundamental para ter resultado em qualquer área da vida e no esporte não seria diferente. Cada pessoa tem um organismo distinto, que pode exigir treinos diferenciados. Desta forma, é fundamental respeitar o seu limite e treinar de acordo com a carga que o seu corpo suporta.

Overtraining: causas

Geralmente, é provocado pela intensidade alta de carga por um longo período e com um tempo de recuperação inadequado. Ou seja, é o excesso de peso com um tempo curto de intervalo.

Normalmente, o overtraining pode provocar sintomas como falta de ar, dor aguda no peito, dores após o treino, inclusive se for muitas horas, alterações no seu humor, uma vez que o excesso de treino interfere na sua saúde mental.

Além disso, como afeta a mente, pode provocar insônia, cansaço excessivo para fazer outras atividades do seu dia, inclusive tarefas simples e rotineiras, sensação de desidratação, ou seja, vontade constante de beber água, entre outros.

O overtraining também pode ser provocado pela alimentação inadequada, por isso, é sempre bom manter uma dieta equilibrada e específica de acordo com o seu organismo. Entre as causas geradas pelas condições fisiológicas está o aumento do nível do cortisol, a deficiência no nível de proteína no organismo, estresse no sistema nervoso central provocado pelas alterações hormonais, entre outros.

Overtraing: problemas

A quantidade excessiva de treinamento pode resultar na perda do condicionamento físico, em que a pessoa vai perder de forma considerável a força e a resistência, dor muscular constante, sensação de fadiga, aumento na frequência cardíaca por causa do excesso da carga, além da diminuição na resistência do sistema imune.

Algumas maneiras para você evitar o excesso de atividades:

  • Treine em locais adequados e que ofereçam estrutura e suporte;
  • Treine em ambientes com profissionais adequados, para que eles possam programar o seu treino e verificar se você está executando o exercício adequadamente;
  • Procure sempre fazer alongamento e aquecimento;
  • Faça exercícios de acordo com a carga que o seu organismo pode suportar;
  • Hidrate-se e tenha o hábito de beber água;
  • Qualquer dúvida converse com um profissional.

O Santa Mônica Clube de Campo oferece uma estrutura adequada para você treinar e se divertir. Com profissionais especializados, o Clube conta com uma ótimos locais para conseguir atingir os seus objetivos.

No espaço de Condicionamento Físico, por exemplo, você pode praticar Musculação, Treinamento Funcional, Zumba, entre outros. Além disso, o Santa Mônica tem piscinas, eventos e atrações para toda a família. Saiba mais aqui.

Alongamento Aquecimento Atividades Físicas Esportes