carregando

Digite para pesquisar

Os benefícios do voleibol

Esta modalidade tão adorada pelos brasileiros proporciona uma série de vantagens aos praticantes.

O vôlei é uma das modalidades esportivas mais praticadas em todo o mundo. Esse esporte foi criado em fevereiro de 1895 pelo norte-americano William George Morgan. Ele queria praticar uma modalidade que não tivesse contato físico entre os competidores, diminuindo risco de lesões. Dessa ideia surgiu o voleibol que conhecemos hoje em dia.

A prática é simples. Consiste em duas equipes, com seis jogadores de cada lado, divididas em quadra por uma rede e com o objetivo de fazer a bola tocar o chão do lado da quadra adversária.

Faz parte do calendário olímpico desde 1964 e tem no Brasil uma das suas maiores forças, seja no Feminino ou no Masculino.

Vôlei no Brasil

A Seleção Brasileira de Vôlei é uma das mais respeitadas em todo o mundo. A equipe masculina conquistou a medalha de ouro olímpica em três oportunidades (1992, 2004 e 2016), além de diversos títulos mundiais e sul-americanos. A equipe feminina também não fica para trás. São dois títulos olímpicos (2008 e 2012) e muito sucesso em competições como Pan-Americano e Grand Prix.

Há várias figuras marcantes do esporte, como Giba, Tande, Ana Moser, Nalbert, Jacqueline Silva e os treinadores Bernardinho e José Roberto Guimarães.

O sucesso do vôlei brasileiro atrai muitas pessoas, que despertam o interesse em praticar esse esporte.

Benefícios de jogar vôlei

Esta modalidade tão adorada pelos brasileiros proporciona uma série de vantagens aos praticantes. Confira:

1 – Perda de peso: o vôlei é um esporte que exige esforço físico. Seja para pular, ajeitar a bola ou a própria movimentação em quadra. Todos esses movimentos fazem com que o corpo trabalhe e contribua para a perda de peso e o ganho de massa magra.

2 – Resistência: além da perda de peso, fazer o corpo trabalhar é fundamental para o aumento da resistência. Isso faz com que tenhamos mais disposição, mais força e também maior capacidade física para realizar atividades.

3 – Interação: só é possível jogar vôlei em grupo. É um esporte coletivo. Dessa forma, ajuda a promover maior interação e sociabilidade, unindo pessoas em prol do esporte.

4 – Coordenação motora: o controle de bola é fundamental no vôlei. Por isso, a prática e os treinos estimulam a melhoria da coordenação motora. Quanto melhor for o domínio sobre a bola, mais fácil será jogar e ter bons resultados.

5 – Raciocínio: outro ponto importante do vôlei é que é preciso muita estratégia para "enganar" o adversário e conseguir marcar os pontos. Isso prova que é necessário raciocínio lógico apurado e capacidade de agir rapidamente diante das situações de jogo.

6 – Diminui o estresse: praticar esporte é uma boa maneira de sair da rotina, esquecer os problemas e aliviar o estresse.

Você tem interesse em praticar vôlei, mas ainda não sabe onde jogar esse esporte? O Santa Mônica Clube de Campo é uma excelente opção, onde você pode aprender e se divertir. Os associados têm à disposição Escolinhas para crianças, equipes de competição e Master para adultos, nos naipes Masculino e Feminino. Os praticantes contam com equipe técnica qualificada e uma estrutura composta de Ginásio poliesportivo e quadras de areia. Não perca essa chance e comece hoje mesmo a jogar vôlei! Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Esportes Formação de Atletas Vôlei