carregando

Digite para pesquisar

Os benefícios do uso da sauna

As saunas fazem parte da rotina de algumas pessoas, pois trazem inúmeros benefícios à saúde.

Comuns em clubes e hotéis e algumas vezes construídas em residências, as saunas são ambientes muito aquecidos que tem como finalidade proporcionar momentos de relaxamento aos seus frequentadores. Muito antigas, as saunas já eram um local sagrado para os Nômades, que a utilizavam para momentos de reflexão e espiritualidade.

Há dois tipos de sauna: a sauna a vapor e a sauna seca. A primeira, que também é conhecida como sauna úmida ou banho turco, é realizada em salas que apresentam um gerador de vapor. Esse aparelho (que pode ser a gás, a lenha ou elétrico) transforma a água em vapor.

Na sauna seca, também chamada de banho finlandês, são utilizadas pedras ou outros materiais aquecidos que geram calor e, por vezes, água quente também é derramada nos objetos para esquentar mais o ambiente.

Nos dois casos, após permanecer na sauna, muitas pessoas tomam um banho gelado.

Benefícios

As saunas fazem parte da rotina de algumas pessoas. Estudos científicos apontam inúmeros benefícios em adotar esse hábito. Confira seis vantagens em frequentar a sauna:

  • O vapor da sauna dilata os poros, desobstruindo-os. Dessa forma, a água é absorvida e a pele recebe nutrientes, ou seja, a sauna funciona como hidratante natural;
  • Indicado por pneumologistas a pessoas de todas as idades, a sauna também traz benefícios para as vias respiratórias, auxiliando no tratamento de bronquite, rinite, sinusite e asma, além disso, aqueles que costumam sair da sauna e entrar em uma ducha gelada, têm um aumento na resistência a gripes e resfriados;
  • Por ajudar a expelir secreções que retemos nos pulmões e a nicotina acumulada no organismo, é indicado por especialistas para fumantes e para quem deseja deixar esse vício;
  • Previne o envelhecimento precoce por meio de uma limpeza profunda na pele, eliminando células mortas, cravos e espinhas;
  • A prática dilata os vasos sanguíneos e aumenta o bombeamento de sangue para o coração. De quebra, o banho de sauna proporciona um relaxamento que ameniza o estresse – causador de problemas cardiovasculares;
  • Quando transpiramos e nos hidratamos, nossas células voltam a ter elasticidade e a receber nutrientes. Ao mesmo tempo, eliminamos gorduras.

Atenção! Nem todo mundo pode

Os efeitos de frequentar a sauna duram três dias no organismo. Por esse motivo, o ideal é realizar duas sessões por semana, com duração de 10 a 15 minutos. A temperatura da sauna úmida dificilmente passa de 60ºC, com 100% de umidade. Já na sauna seca, nosso organismo pode tolerar temperaturas acima de 80ºC, com 5 a 30% de umidade.

Pessoas com deficiências cardíacas ou circulatórias graves, diabetes, entre outras doenças, não devem tomar banho de sauna. A prática também é contraindicada para gestantes, pessoas que sofram de hipotensão arterial ou arteriosclerose.

É aconselhável que esses banhos de sauna sejam tomados de sunga ou biquíni e chinelos, e que os banhistas não tenham ingerido bebida alcoólica nem tenham se alimentado antes.

Faz bem estar aqui!

Com mais de 30 mil associados e uma estrutura de 72 alqueires, o Santa Mônica Clube de Campo oferece uma gama de atividades esportivas, culturais e de lazer. No Clube também há saunas – para o público masculino e feminino – dos tipos seca e úmida, além de serviço de massagens, salão de beleza e lanchonete.

A sauna funciona de terça-feira à domingo, nos seguintes horários:

Terça a sexta-feira – das 14h30 às 23h;
Sábado – das 10h às 20h;
Domingo – das 9h às 20h;
Feriados: se for no domingo, na segunda-feira e na terça-feira das 9h às 20h. Se for na quarta, quinta, sexta-feira e no sábado das 10h às 20h.

Clique aqui e saiba mais.

Esportes Exercícios Físicos Saúde Vantagens