carregando

Digite para pesquisar

Os benefícios do tênis para a saúde

De origem inglesa, o tênis é um esporte intenso praticado individualmente ou disputado entre duplas, normalmente em quadras de saibro ou cimento. O jogo dura de três a cinco sets, compostos por games. O objetivo é arremessar a bola para o outro jogador, com o intuito de que ele não consiga rebatê-la ou alcançá-la. A atividade exige concentração e disciplina.

Benefícios da prática

Considerado um esporte completo, o tênis melhora o sistema cardiovascular por causa dos movimentos rápidos e aeróbicos que elevam o ritmo cardíaco e estimula a queima de gordura corporal. Em uma hora de treino é possível queimar cerca de 500 calorias. Além disso, também diminui o risco de doença cardíaca, porque auxilia na redução da pressão arterial e ajuda a manter o peso saudável.

Jogar tênis também contribui para a saúde dos ossos. A prática do exercício melhora a coordenação, flexibilidade e força muscular, o que pode auxiliar a evitar quedas e, também, lesões de ossos mais frágeis.

O esporte desenvolve a capacidade cerebral. Para jogar é necessário ter um cérebro criativo, pensamento rápido, analítico, ágil e manter a coordenação de diferentes partes do corpo, ao mesmo tempo. Dessa forma, quanto mais o jogo é praticado, mais as conexões neurais tornam-se fortalecidas.

O jogo possui vários tipos de velocidade e movimento, o que aumenta a resistência muscular e, por trabalhar agilidade e pensamento estratégico, estimula a concentração.

A modalidade esportiva também melhora a autoestima, o otimismo, a disposição, além de aliviar ansiedade e estresse que são gerados no dia a dia. Estimula a liberação de endorfina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Praticar tênis exige compromisso de horário, partida de treino e organização de tempo. O tenista que quer aprender e evoluir sua habilidade precisa conciliar o esporte com a vida pessoal, o que vai aumentar o senso de responsabilidade.

O esporte também educa, pois conta com valores éticos embutidos em estar em quadra. A conduta do jogador e o seu comportamento são itens fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal. Por isso, é primordial saber jogar com ética, respeito ao adversário, ao juiz e à plateia.

Além de todos esses benefícios, o tênis estimula, também, o autocontrole e o aumento da capacidade de lidar com situações de conflito. Além disso, permite o desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho em uma partida.

Que tal começar a praticar tênis?

No Santa Mônica Clube de Campo você conta com toda infraestrutura para iniciar as suas partidas. São 21 quadras de tênis distribuídas em espaços privilegiados. Saiba mais aqui.

Clube de Campo Dicas Esportes Tênis