carregando

Digite para pesquisar

Os benefícios do Pilates para o fortalecimento muscular

A busca por uma vida saudável passa muito pela prática de atividades físicas. Uma modalidade de baixo impacto, mas que pode ajudar em diversas áreas da saúde é o Pilates, que consiste em um conjunto de exercícios que utiliza o peso do corpo para serem realizados. Também pode ser descrito como uma técnica de reeducação dos movimentos corporais, visando melhorar o equilíbrio muscular e, até mesmo, mental.

O Pilates foi criado na década de 20 por Joseph Pilates, enfermeiro alemão. Quando criança ele sofria de doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Durante a adolescência, estudou sobre anatomia e fisiologia humana, conseguindo, a partir desses estudos, desenvolver o método que conhecemos hoje como Pilates.

Princípios fundamentais

Joseph Pilates definiu seis princípios fundamentais do método Pilates. São eles: concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez. Esses métodos visam desenvolver melhorias na movimentação corporal de forma espontânea e consciente.

Benefícios do Pilates

A prática do Pilates traz consigo uma série de benefícios para o corpo. Uma das maiores vantagens é que a técnica trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo sem precisar de esforço bruto. Com movimentos mais leves e suaves, é possível trabalhar questões como o fortalecimento e a estabilização dos músculos.

É também um método ideal para quem tem problemas na coluna, já que não depende de aparelhos pesados ou de necessitar fazer muita força. O foco do Pilates é ajudar aos seus praticantes a conhecer o próprio corpo e conseguir mudar hábitos, uma maneira de reeducar os movimentos.

Principais benefícios do Pilates:

  • Resistência: a prática do Pilates ajuda a aumentar a resistência física, pois estabelece a necessidade em aprender a controlar os movimentos do corpo. Além disso, trabalha aspectos mentais, diminuindo sintomas de estresse e ansiedade;
  • Postura: um dos grandes problemas da atualidade é a falta de postura. O Pilates ajuda a retomar a coordenação motora e corrige problemas posturais;
  • Concentração: o Pilates tem como uma de suas bases a concentração. A mente é fundamental para o corpo e funciona como seu guia, por isso a prática desse método é essencial para melhorar a capacidade de atenção;
  • Alívio de dores: muitas pessoas procuram o Pilates para buscar resoluções para dores musculares. Os exercícios focados na reeducação dos movimentos corporais ajudam a aliviar a tensão dos músculos e fortalecê-los, diminuindo consideravelmente as dores;
  • Complemento ideal: quem pratica musculação e outros esportes, muitas vezes, sente a necessidade de um "algo a mais". Esse complemento pode ser a prática do Pilates, que ajudará a aumentar o rendimento e os resultados obtidos;
  • Inclusão: é uma prática bastante inclusiva, que permite crianças, idosos, adultos, gestantes e pessoas com deficiência realizem as atividades sem qualquer distinção ou diferenciação;
  • Fortalecimento: os exercícios do Pilates ajudam a fortalecer a musculatura, tornando o corpo mais saudável. Ter músculos mais fortes ajuda no emagrecimento, melhora nosso desempenho nas atividades, evita doenças e promove um envelhecimento mais saudável.

Além do Pilates, no Santa Mônica Clube de Campo, o associado pode praticar várias modalidades esportivas, com uma estrutura completa para uma vida saudável.

O Condicionamento Físico do Clube também dispõe de horários para prática de atividades como Musculação, Treinamento Funcional e Zumba. São diversos horários, basta fazer uma avaliação física, apresentar Atestado Médico e começar a se exercitar. Saiba mais aqui.

Alongamento Atividades Físicas Exercícios Físicos Saúde