carregando

Digite para pesquisar

Os benefícios das frutas para quem treina

Para conseguir aproveitar os treinos – da melhor forma possível – é preciso ter uma boa alimentação antes e após os exercícios.

A prática de atividade física tem crescido nos últimos anos e vem se tornando um hábito cada vez mais comum na rotina dos brasileiros. Treinar é uma das melhores formas de conseguir melhorar a aptidão física, manter o corpo ativo e, assim, trazer diversos benefícios para a saúde. Mas, para conseguir aproveitar os treinos – da melhor forma possível – é preciso ter uma boa alimentação antes e após os exercícios.

E você sabia que nas frutas podemos encontrar uma série de vitaminas e nutrientes que farão muito bem para quando treinarmos? Saiba mais sobre os benefícios de algumas frutas e quais delas ingerir antes e depois do treino:

Importância das frutas para o desempenho no treino

Alimentação é uma das mais importantes partes da vida de quem pratica exercícios físicos. É ela que fornece energia para executar os movimentos, nos ajuda a recuperar das microlesões sofridas nos treinos de hipertrofia e colabora para termos melhores resultados. As frutas, por exemplo, são ricas em diversos nutrientes importantes para o nosso corpo. A frutose – o açúcar das frutas – é um carboidrato que é fonte de energia. Vitaminas com ação antioxidante são excelentes para a recuperação muscular. Algumas frutas são ricas em vitamina C e betacaroteno, por exemplo.

Quais as melhores frutas para consumir?

Pré-treino

  • Uvas: se você treina pela manhã, uma opção para primeira alimentação é comer algumas uvas. Essa fruta é bem leve, possui baixas calorias e ajuda a hidratar o corpo, a fortalecer os músculos e é rica em nutrientes antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento.
  • Coco: digamos que essa fruta funciona como um pré-treino natural, pois é rico em gorduras boas e outros nutrientes, como potássio e fósforo – que ajudam a acelerar o metabolismo. O coco também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças. E, que tal se refrescar com a água do coco? Ela tem função parecida com a dos isotônicos e é uma boa opção, até mesmo, para consumir durante o treino.
  • Banana: uma opção rica em carboidratos, fonte de potássio e magnésio. Consumir banana ajuda a evitar cãibras durante os treinos e, também, a repor nutrientes essenciais ao corpo durante a prática de atividades. A fruta pode ser consumida misturada com mel, por exemplo, auxiliando o organismo a absorver mais rapidamente seus nutrientes.

Pós-treino

  • Frutas vermelhas: são altamente indicadas para quem está em trabalho de fortalecimento muscular e hipertrofia. Frutas, como morangos, amoras e framboesas são ricas em propriedades antioxidantes que ajudam a reduzir inflações e melhoram a recuperação muscular após os treinos.
  • Melancia: após os treinos é preciso repor o líquido que nosso corpo perde. A melancia é rica em água e vitaminas A, C e B6. Além de ajudar na hidratação, a fruta é ótima para recarregar as energias e ajudar na circulação do oxigênio para os músculos.
  • Maçã: assim como a melancia, a maçã é uma excelente fruta para o pós-treino. Ela tem bastante água e ajuda na hidratação, algo fundamental por causa da perda de líquido durante os treinos. E por ter baixo índice glicêmico, a maçã ajuda na recuperação corporal.

Faz bem estar aqui

O Santa Mônica Clube de Campo é o lugar ideal para você praticar esportes. O Clube oferece aos associados aulas e espaços para prática de diversas modalidades como Futebol, Futsal, Corrida, Natação, Hidroginástica, entre outros. Você também pode participar de aulas de Condicionamento Físico. Clique aqui e saiba mais.

Alimentação Atividades Físicas Saúde