carregando

Digite para pesquisar

Os benefícios da prática dos esportes vão além do corpo

Quando uma pessoa começa a praticar atividades físicas com frequência, é comum que sejam notadas mudanças positivas em seu corpo e comportamento. Há diversos benefícios envolvidos na prática constante de exercícios que vão além da aparência física. Você conhece algum deles? Confira aqui quais são e se surpreenda!

1. Beneficia a concentração

Conforme os anos passam, é comum que as habilidades mentais não estejam mais tão afiadas como antes. As atividades físicas são um ótimo remédio para esse problema. Se realizadas durante, no mínimo, 30 minutos – de três a cinco dias na semana – será possível melhorar não somente a concentração, mas, também, a memória.

2. Estimula o bom humor

Ao realizar atividades físicas, o cérebro libera endorfina. Esse hormônio é responsável por aliviar as dores e regular as emoções. Consequentemente, você se sentirá muito mais feliz e com o corpo relaxado. Além disso, existem modalidades de esporte que são praticadas em grupo, fazendo com que as pessoas se aproximem e passem bons momentos juntos.

3. Melhora do sono

Os esportes também favorecem a qualidade do sono. Isso acontece porque o ajudam a adormecer mais rápido, além de tornar seu sono mais profundo. Também será notada uma maior disposição para realizar as tarefas do dia a dia, trazendo aquela sensação de dever cumprido a noite, esvaziando sua mente para descansar. Dormir melhor terá efeitos positivos no seu humor no dia seguinte. Tome cuidado para não se exercitar em horários próximos ao de dormir, pois a energia pode acabar dificultando sua noite.

4. Auxilia no aumento da autoestima

A prática regular de esportes pode afetar positivamente sua autoestima. Ao passo que você se esforça cada vez mais para superar seus limites, melhorando suas habilidades e resistência, passará a se enxergar com mais orgulho e carinho. Além disso, se sentindo renovado e disposto, você terá muito mais energia para encarar os desafios do cotidiano e conseguirá realizar tarefas que antes pareciam difíceis.

5. Reduz a depressão e estresse

Ao se exercitar, a mente facilmente se distrai de questões que o estressam. Assim, é mais difícil ser prejudicado pelos pensamentos negativos que podem surgir durante o dia. Além disso, os níveis de hormônios do estresse são reduzidos, ao passo que o corpo produz endorfina após a atividade física. Essa endorfina, o deixará de bom humor e otimista, auxiliando no combate à depressão.

6. Previne doenças

Doenças como osteoporose, diabetes, problemas pulmonares e cardiovasculares e pressão alta terão menos chances contra seu corpo com a prática de esportes. Isso ocorre por diversos motivos. O acelerado ritmo da respiração ao realizar exercícios, por exemplo, faz uma “limpa” nas vias respiratórias, prevenindo doenças que são transmitidas pelo ar. Também reduzem o colesterol e a tensão arterial, diminuindo as chances de sofrer com doenças cardiovasculares.

Onde praticar exercícios?

Agora que você sabe os benefícios dos esportes, precisa de um local confortável para praticá-los. É importante priorizar um ambiente seguro para você e para sua família, que conte com profissionais especializados que poderão oferecer todo o auxílio necessário.

O Santa Mônica Clube de Campo possui excelente estrutura que possibilita a prática de diversas modalidades de esporte. Há ginásios poliesportivos, estande de tiro, academia, campo de golfe, parque tenístico (com mais de 20 quadras), além de um complexo aquático com piscina olímpica coberta e aquecida.

No Santa Mônica, você pode praticar o esporte ideal para melhorar sua saúde. Entre as opções estão: natação, futsal, corrida, judô, voleibol, tênis, hidroginástica, poker e muitos outros. Se associando ao Clube, você não terá apenas acesso a um dos maiores clubes da América Latina, mas também pode participar de atividades culturais e outros eventos.

Ficou curioso para conhecer mais sobre o Santa Mônica Clube de Campo? Clique aqui e saiba mais.

Alimentação Atividades Físicas Exercícios Físicos Saúde