carregando

Digite para pesquisar

O que você sabe sobre o Skate?

O Skate auxilia bastante no aumento da flexibilidade e da resistência física.

Quando decidimos praticar um esporte ou atividade física, na maioria das vezes, as opções mais comuns que vêm à cabeça das pessoas se referem a modalidades tidas como tradicionais: futebol, vôlei, basquete, ginástica, natação, caminhadas, etc.

Porém, poucos analisam a possibilidade de sair do sedentarismo praticando Skate. Sim, isso mesmo! A modalidade que fica associada a uma diversão de jovens é uma excelente opção por trazer diversos benefícios.

Em nosso artigo falaremos sobre o esporte, quais são os benefícios para quem opta por sua prática, quem pode fazê-lo e quais os cuidados que se deve ter ao realizar as atividades propostas pela modalidade.

SOBRE O SKATE

Não se tem certeza quanto à data de origem do esporte, porém, acredita-se que ele surgiu nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. É possível também que tenha derivado de um aparelho chamado roller scooters, uma espécie de patinete que era fabricado a partir de 1900.

Possui várias modalidades: Street, Downhill, Slalon, Half Pipe, Freestyle e Big Air. Atualmente, somente no Brasil, acredita-se que o esporte reúna cerca de quatro milhões de participantes. E, nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 em Tóquio, fará parte do programa.

VANTAGENS EM SE PRATICAR O ESPORTE

O Skate auxilia bastante no aumento da flexibilidade e da resistência física, pois se engana quem pensa que apenas os pés e as pernas bastam para conseguir manter o equilíbrio. Na verdade, braços e o tronco são fundamentais para ser bem-sucedido nessa tarefa que não é fácil. Assim, vemos que é um esporte que exige o trabalho do corpo todo em sua execução.

Outra vantagem é a flexibilidade conferida à estrutura física em virtude dos movimentos que compõe a prática da modalidade, principalmente nos tornozelos, bastante exigidos para orientar e sustentar as mudanças. Ao se tonar um hábito e não um hobby, o corpo vai ganhando bastante resistência ao longo do tempo. As articulações são bastante favorecidas, sendo assim, um bom esporte para se evitar problemas como artrite, artrose e outros ligados ao sistema esquelético.

A ocorrência de saltos e manobras que mudam bruscamente exige do praticante bastante fôlego. E isso faz com que a prática melhore o sistema cardiovascular ao fazer com que o coração bombeie mais sangue para permitir a oxigenação.

Há aqueles que buscam o esporte preocupados com a perda de peso. O Skate pode ajudar quanto a isso também. Usando-se a unidade de medida MET (Sigla em inglês para Equivalente Metafórico de Tarefa) que mensura o valor calórico dos exercícios, o MET do esporte é cinco. Isso significa que, uma pessoa que pese 70 quilos tem um gasto calórico de 70 x 5, ou seja, de 350 calorias por hora andando de Skate. Isso, naturalmente, vai variar com o tempo pelo qual o praticante vem se exercitando na modalidade. A forma física também é favorecida pelo fato dos movimentos requeridos auxiliarem na definição e formação de vários músculos do corpo humano.

A parte emocional também é bastante beneficiada, já que, como todos os esportes, a prática do Skate libera endorfina, o chamado “hormônio da felicidade”, causando uma ótima sensação de bem estar aos praticantes. A necessidade de atenção nos movimentos também possibilita o aumento da concentração, favorecendo o esquecimento momentâneo de problemas diários.

QUEM PODE PRATICAR E O QUE USAR?

Praticamente todos. Apenas pessoas que foram diagnosticadas com obesidade, osteoartrite ou artrite reumatoide devem evitar a prática para que suas articulações sejam preservadas. Pessoas que, porventura, sofram de osteoporose também.

O uso de equipamentos é necessário e obrigatório, dadas as manobras que exigem muita habilidade e quedas fatais, até mesmo para os mais experientes.

Joelheiras, cotoveleiras, capacete e tênis com solado antideslizante constituem a vestimenta clássica dos skatistas.

E, se você deseja um lugar com uma estrutura apropriada e de alta qualidade para iniciar suas aventuras no Skate, frequente o Santa Mônica Clube de Campo que oferece aos praticantes uma das melhores pistas da região Sul do Brasil, possibilitando segurança e conforto.

Além do Skate, o Clube disponibiliza várias outras modalidades como Futebol, Futsal, Vôlei, Ginástica, Squash e tantas outras atividades que propiciam uma prática saudável e de qualidade. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Skate