carregando

Digite para pesquisar

O que combina com saúde e lazer? Uma partida de Squash

Durante a partida de Squash, os praticantes se movimentam de maneira muito rápida pela quadra, sendo um ótimo exercício aeróbico

A prática de esportes sempre favorece o lazer e a interação social, mas alguns superam algumas expectativas com relação aos benefícios à saúde. E podemos afirmar que o Squash combina saúde com lazer por uma razão relevante: este esporte foi considerado o melhor para a saúde pela Forbes.

E mais: o Squash possui o apelido de “esporte conveniente”, isso porque, em apenas 30 minutos é possível perder mais de 500 calorias – mas dá para eliminar até 1.500 calorias em uma hora de jogo.

Portanto, esses são mais do que bons motivos para que preparássemos para nossos leitores um post sobre os benefícios do Squash. Acompanhe!

O que é o Squash?

Assim como o tênis, esse é um esporte praticado com raquete. A bola usada é de borracha e oca, e o jogo é disputado por duas ou quatro pessoas, em um espaço com quatro paredes.

Para partidas de amadores, só a parede que fica atrás dos jogadores é de vidro, já em competições profissionais, as paredes são todas de vidro.

Uma curiosidade em relação ao jogo é que seu nome se dá pelo fato de a bola ser, literalmente, esmagada – squashed em inglês – ao ser lançada contra a parede durante a partida.

Sete benefícios do Squash para a saúde

1. Melhora a saúde cardiovascular e respiratória

Durante a partida de Squash, os praticantes se movimentam de maneira muito rápida pela quadra, sendo um ótimo exercício aeróbico. Por isso, há um grande trabalho cardiovascular, melhorando a saúde do coração e das veias em geral, bem como dos pulmões.

2. Fortalece os músculos

Esta é uma excelente atividade para fortalecer as pernas, os braços, as costas e os ombros que atuam como alavancas e são exigidos a todo momento.

3. Promove emagrecimento rápido

Como vimos na introdução, uma partida de Squash faz com que a pessoa perca muitas calorias, ainda que se pratique durante pouco tempo. Assim, um jogo rápido de 30 minutos, eliminará, cerca de 500 calorias, a depender, é claro, do esforço realizado.

4. Traz a destreza e a agilidade

Por ter a metade do tamanho de uma bola de tênis, a bola de Squash alcança uma velocidade maior. Com isso, a pessoa precisa ter uma maior precisão para bater na bola, o que treina a destreza, ou seja, aumenta a agilidade dos movimentos.

5. Melhora a atenção e a concentração

Como vimos anteriormente, a bola é bem pequena e ágil. Sendo assim, é necessário ter muita atenção para não desviá-la do olhar.

6. Estimula a inteligência

Da mesma forma, o esporte ajuda na concentração durante o jogo, já que é necessário ater-se à estratégia do adversário para surpreendê-lo com suas jogadas calculadas rapidamente. E, para esse raciocínio ser rápido, é necessário estimular a inteligência.

7. Se encaixa na rotina

O Squash é o esporte ideal para quem não tem tempo de se exercitar todos os dias. Isso porque, um treino de apenas 30 minutos e, somente três dias na semana, são suficientes para trazer todas as vantagens que citamos anteriormente.

Todos os benefícios mentais que o Squash proporciona, não servem apenas para ajudar na partida em si, mas, também, para todos os momentos da vida. Assim, o praticante desenvolverá a capacidade de raciocínio rápido, atenção e concentração.

E então, se interessou em praticar essa modalidade esportiva? O Santa Mônica Clube de Campo oferece a prática de Squash para os seus associados. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Saúde Squash Vantagens