carregando

Digite para pesquisar

Música e treino: saiba mais sobre os benefícios

Todos estão de acordo que uma das coisas que mais proporcionam prazer (dentre outras sensações) na vida de um ser humano é ouvir música. Seja em casa, no trabalho, até mesmo no elevador ou esperando uma consulta, exemplos de situações mais tensas, a música faz com que nos sintamos bem.

A criatividade, as pesquisas e a iniciativa provou que música e atividade física podem gerar um casamento, longo, duradouro, positivo e benéfico. Saiba mais sobre a junção da Música com o Treino e seus respectivos benefícios:

EMBASAMENTO CIENTÍFICO

Instituições e profissionais em vários países já desenvolveram estudos e pesquisas a respeito da correlação positiva existente entre a prática de uma atividade física e seu melhor rendimento para o praticante enquanto ouve algum tipo de música.

Uma delas, a Brunel University – Londres, realizou recentemente um estudo no qual foi comprovado um aumento de 15% no desempenho das pessoas ao escutar música e fazer uma atividade física simultaneamente. O condutor da pesquisa, Carol Karageorghis, treinador e pesquisador acrescentou ainda que “trilhas sonoras” compostas por músicas pop e rock são as responsáveis pelo índice anteriormente citado e que também aumentam a resistência de praticantes de corrida.

Outros estudiosos chegaram a conclusões animadoras sobre a dupla. Todres em 2007 concluiu que a música age como um agente atenuante da dor. Já Angelim, em 2003, voltou suas pesquisas para o espectro emocional. Concluir que músicas lentas contribuem para relaxar, ao passo que as mais rápidas funcionam como estimulante neural.

Martins, em 1996, afirmou que pelo fato de nossos corpos já possuírem um ritmo natural, ao ouvir uma música que tenha um outro ritmo, este será “compreendido”, deixando-se guiar na execução da atividade. Santos, em 2008 comprovou que ao pesquisar pessoas fazendo caminhadas, aquelas que o fizeram ouvindo músicas de sua preferência tiveram, esperadamente, um desempenho melhor do que aquelas que caminharam ouvindo músicas que não lhes agradava.

Desde tempos remotos a relação entre música e treino é levada em consideração. A Medicina Tradicional Chinesa, por exemplo, apregoa que alguns instrumentos musicais produzem sons com propriedades curativos. E pensadores gregos e romanos associavam a música ou com a saúde ou com doenças.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Redução do cansaço e da sensação de dor

A música atua em uma região do cérebro fazendo com que substâncias que são responsáveis por sentir prazer sejam liberadas. Uma delas é a dopamina.

Ao fazer uma atividade física ouvindo uma música a substância faz com que os efeitos dolorosos da atividade, principalmente para aqueles que são iniciantes, sejam minimizados.

  • Melhora o potencial da memória e do raciocínio

A execução de uma atividade física requer muito mais do que simplesmente movimentar partes do corpo de maneira frenética. Exige que nosso cérebro se depare, retenha e aprenda a como realizar todos aqueles movimentos de maneira a atingir os resultados desejados.

É nesse ponto que a música serve como estímulo. Ela funciona como um reforço para a memorização dos movimentos necessários e reforça positivamente sua realização.

  • Auxilia a relaxar e a reduzir o stress e o mau humor

Dificilmente alguém sentirá um mal físico ou fisiológico ouvindo a uma música. Ao fazer uma atividade física, a substância liberada ao ouvi-las tornará a sensação mais prazerosa, motivando os praticantes a continuar e a superar os desafios necessários.

Além do mais, outro efeito constatado junto aos praticantes que ouvem música foi o aumento de sua resistência muscular.

Uma boa música e um bom treino só serão eficientes juntos se acontecerem em um lugar que possa oferecer recursos físicos e humanos de alta qualidade! E o Santa Mônica Clube de Campo é uma instituição que proporciona tudo isso. O Clube dispõe de mais de 30 modalidades esportivas e uma equipe de instrutores qualificada e experiente. Clique aqui e saiba mais.

Atividades Físicas Dicas Esportes Saúde