carregando

Digite para pesquisar

Musculação: quanto tempo é necessário para os resultados aparecerem?

Os resultados da prática da musculação podem ser melhores quando ela é aliada a atividades aeróbicas.

A musculação é uma opção de atividade física para quem gosta de regularidade e de desafiar o próprio corpo a fim de ter resultados melhores, mas sempre de maneira saudável. Este tipo de treinamento usa força contra resistência para o ganho e desenvolvimento muscular e serve tanto para quem quer ganhar, quanto para quem deseja perder peso ou medidas.

Os exercícios podem ser realizados por qualquer adulto, mas é necessário uma autorização médica e informar ao instrutor/personal trainer se tem problemas de saúde crônicos, para que ele possa orientar os treinos da maneira mais correta sem causar mal ao corpo.

Em mais ou menos 15 dias de musculação regular é possível perceber diferenças, não grandes, mas o inchaço diminui e há uma tonificação, ou seja, a sensação de ter coxas, braços e bumbum mais duros começa a aparecer. Entretanto, para esses resultados iniciais aparecerem é necessário manter uma alimentação regrada. Exercício nenhum dá resultado apenas pela prática, é importante comer bem, de forma equilibrada em horários corretos e ingerir alimentos saudáveis.

Com três meses de regularidade e reeducação alimentar, a gordura acumulada queima e pode parecer que o trabalho está sendo em vão, principalmente, para quem quer músculos maiores, mas é possível notar um corpo com menos gordura. E, em torno de cinco meses já não será tão difícil ir malhar, haverá mais entusiasmo e mais vontade, tanto pelos resultados que podem ser vistos, inclusive por outras pessoas, quanto pela liberação de hormônios de prazer, totalmente ligados à prática de exercícios físicos, como a endorfina. Após a malhação não haverá aquela prostração do início da jornada, mas sim, vontade de seguir o dia com mais disposição.

Os resultados da prática da musculação podem ser melhores quando ela é aliada a atividades aeróbicas, como caminhada, dança ou natação. Para quem está na busca de definição do corpo é o melhor caminho. Modalidades como essas aumentam o metabolismo, mais calorias são queimadas e o músculo se aperfeiçoa, levando ao corpo desejado.

Para bons resultados é importante ter paciência e estar sempre com um profissional por perto, para saber exatamente os passos que estão sendo dados. O começo da musculação é com pouca carga e um pouco de dor pós-treino. Muito peso, sem preparo, pode levar a lesões graves, que serão muito dolorosas e atrapalharão a busca pelo corpo ideal.

Quem busca hipertrofia é quem mais deve ter regularidade e esquecer a ansiedade. O crescimento muscular (hipertrofia) é processual: na primeira semana serão cinco quilos de carga, com 10 repetições, em três séries, para o treino dos membros superiores.

Na semana seguinte, aumentarão as repetições ou um pouco da carga e, assim, sucessivamente, por exemplo. O peso das cargas e as repetições irão crescer quase que, naturalmente, o corpo sente a necessidade, porque os músculos começam a ficar mais fortes e achar o peso de treino mais leves.

Lembrando que a cada mudança um pouco de dor virá, mas nada que não possa ser esquecida com um bom aquecimento aeróbico no dia seguinte, como bicicleta e esteira.

Não existem exercícios que aumentam tal parte do corpo e diminuem outra. Quando alguém se propõe a fazer qualquer atividade física, independentemente dos objetivos, as consequências serão basicamente as mesmas, o que vai diferenciar é a alimentação e a intensidade.

Quem busca ganho de massa, ficar com músculos maiores e aparentes, tem que investir em suplementação, buscar uma nutrição especial, com boas fontes de proteínas e carboidratos do bem. Quem quer apenas emagrecer, não precisa de dieta restritiva, mas equilibrar a alimentação, sem exageros.

Um bom treino trabalha o corpo todo, braços e pernas, costas e glúteos bem como abdominais. Não se pode todo dia malhar bumbum, é importante buscar saúde nos outros músculos também, montar um treino onde cada dia da semana é para uma parte do corpo. Por isso, é imprescindível treinar com profissionais da área, depois de fazer uma avaliação médica.

No Santa Mônica Clube de Campo, os associados podem praticar Musculação, Treinamento Funcional, Pilates e outras atividades físicas sempre com o apoio de profissionais. Clique aqui e saiba mais.

Dicas Musculação Saúde