carregando

Digite para pesquisar

Musculação na terceira idade: conheça as vantagens

Não são poucos os benefícios da prática da Musculação.

Praticar exercícios físicos e manter o corpo em atividade é fundamental em qualquer época da vida, mas acaba ganhando ainda mais importância quando chegamos à terceira idade. Conforme envelhecemos, o corpo perde força e já não opera com a mesma intensidade de outros tempos. Se exercitar desde cedo é uma ótima maneira de diminuir os impactos da velhice e colaborar para termos uma vida mais saudável.

Quer saber por que é importante praticar Musculação na terceira idade? Nesse texto você vai encontrar essa resposta e conhecerá as vantagens. Confira!

Idosos devem praticar Musculação?

A resposta é SIM! No Brasil, temos uma população que já se acostumou a ser sedentária desde a juventude. Isso acaba por provocar uma série de consequências negativas para o desenvolvimento do corpo e dos músculos, principalmente quando chegamos à velhice. Apenas por isso, praticar Musculação na terceira idade já seria algo importante, pois ajuda a abandonar os costumes sedentários. Mas existem outras vantagens que ainda falaremos nesse texto.

O fato é que já foi comprovado por estudos que a prática de atividade física na terceira idade é muito importante, mas demanda cuidados redobrados. Afinal de contas, como o corpo não é mais o mesmo, não dá para exigir que um idoso tenha a mesma carga de exercícios de alguém em plena forma física. Um treino bem construído pode ajudar quem está na terceira idade a viver melhor e viver mais!

Vantagens da Musculação para a terceira idade

Do alívio das dores ao fortalecimento muscular. Da atividade corporal à prevenção de doenças. Não são poucos os benefícios da prática da Musculação. A seguir, confira algumas vantagens da Musculação para a terceira idade.

Equilíbrio: conforme envelhecemos, o corpo tende a perder equilíbrio e também a capacidade de ter flexibilidade. Por causa disso, muitos idosos costumam ter quedas constantes e isso pode gerar machucados e lesões. A prática da Musculação ajuda a restaurar o equilíbrio e aumentar a flexibilidade.

Bom para os ossos: é algo normal do envelhecimento perder massa óssea. Muitos idosos desenvolvem problemas de saúde em consequência disso. A Musculação na terceira idade ajuda a reduzir o risco de fraturas e aumenta a densidade dos ossos.

Melhora a postura: praticar Musculação ajuda a fortalecer os músculos e a desenvolver a consciência corporal, o que por consequência corrige a postura ao sentar-se, ao ficar em pé e previne problemas na coluna, por exemplo.

Saúde mental: a Musculação pode servir como uma forma de sociabilizar, combater o estresse e contribuir para a saúde mental dos idosos. Na terceira idade, não há mais a mesma disposição para fazer atividades físicas e, por isso, muitos idosos se sentem mais tristes por não conseguirem ser ativos socialmente. Ao praticar Musculação e ter aumento de força, a atividade também ajudará no aumento da autoconfiança e autoestima.

Um sono melhor: idosos costumam ter problemas para dormir. Alguns dormem muito, outros não conseguem dormir direito. O treino ajuda a cansar o corpo da forma correta, contribuindo para um sono relaxante e restaurador.

Qualidade de vida: manter o corpo ativo, se movimentar, ter a sensação de prazer provocada pela Musculação e notar os resultados oriundos do seu empenho nas atividades físicas. Todos esses elementos ajudam os idosos a ter uma vida mais saudável, colaborando diretamente para uma melhor qualidade de vida.

Lembre-se que é preciso tomar todos os cuidados antes de iniciar a prática da Musculação na terceira idade. Consulte o seu médico e tenha sempre orientação de profissionais da área. O Santa Mônica Clube de Campo dispõe de aulas de Musculação com profissionais qualificados para orientar pessoas de todas as idades. Agende sua avaliação física. Clique aqui para saber mais!

Atividades Físicas Musculação Saúde