carregando

Digite para pesquisar

Motivos para praticar artes marciais

São ótimas alternativas para quem quer praticar algum esporte.

Quando falamos sobre artes marciais a maior parte das pessoas acredita que se trata apenas de um conjunto de habilidades e técnicas que visam o combate. Isso até que é verdade, mas em parte. O fato é que, se observadas a partir de um prisma mais atento, vamos perceber que essa modalidade tem muito mais para oferecer do que apenas aprender a lutar.

As artes marciais são distribuídas em uma série de categorias, variando entre si conforme o país e a filosofia adotada. Hoje, elas são apontadas como ótimas alternativas para quem quer praticar algum esporte, sendo recomendadas para crianças, adultos e idosos.

A seguir, selecionamos alguns motivos que mostram o quanto é vantajoso praticar artes marciais. Acompanhe e boa leitura!

Previne doenças e tonifica o corpo

As artes marciais oferecem grandes benefícios estéticos para o corpo. As aulas ajudam na perda de calorias e trabalham praticamente quase que todos os músculos, ajudando a manter toda a parte física fortalecida.

Essas atividades também são muito recomendadas para combater e prevenir doenças, especialmente as cardiovasculares, pressão alta e obesidade.

Ajuda na coordenação motora

O próprio dinamismo dos treinos de artes marciais requerem que o praticante seja disciplinado e tenha atenção na execução dos movimentos. Isso ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e no estímulo dos reflexos corporais.

Como resultado, a pessoa tem mais domínio do seu corpo, consciência e equilíbrio, além de uma melhor percepção espacial.

Estimula a mente e trabalha desequilíbrios emocionais

Ao praticar alguma arte marcial, seja ela Karatê, Judô, Krav magá, Jiu-jitsu, Muay thai, entre outras, o aluno desenvolve a capacidade de se manter focado e de usar as técnicas de autocontrole em benefício próprio.

Controle de peso

O sedentarismo e a obesidade estão se tornando problemas cada vez mais comuns na sociedade brasileira. O pior, é que as consequências podem ser observadas em todas as fases da vida. As artes marciais, por serem muito diversificadas, são excelentes ferramentas para quem precisa cuidar melhor desse aspecto da saúde.

Para termos uma ideia da eficiência dos exercícios e lutas, basta considerar que em apenas uma hora de atividades o gasto médio é de 700 calorias.

Melhora a autoestima

Os resultados estéticos surgem como uma consequência da rotina de treinos, além disso, há os benefícios mentais e emocionais. A união de tudo isso é a causa da melhora na autoestima. Afinal, se a pessoa se sente bem física e emocionalmente, não existe razão para não estar bem consigo e com o mundo!

Sem dores nas costas

As dores nas costas são um problema constante para várias pessoas, especialmente quando trabalham sentadas. As artes marciais ajudam no fortalecimento dos músculos, melhoram o equilíbrio e ajudam na manutenção da estabilidade da coluna. Todos esses benefícios podem ser traduzidos em menos dores e incômodos nessa região.

Para quem não conhece muito sobre artes marciais pode haver certo receio de começar a praticar. Porém, isso não passa de ilusão. As várias modalidades e facilidade com que elas podem ser aplicadas aos mais diversos tipos de pessoas tornam tudo mais prático para qualquer idade.

Então, gostou de saber mais sobre artes marciais e seus benefícios? Que tal começar a praticar artes marciais no Santa Mônica Clube de Campo? O Clube oferece toda uma estrutura e profissionais qualificados em Judô, Karatê, Condicionamento Físico, entre várias outras atividades esportivas. Clique aqui e saiba mais.

Artes Marciais Atividades Físicas Saúde