carregando

Digite para pesquisar

Lordose, cifose e escoliose: saiba mais sobre os problemas posturais

Alguns hábitos corriqueiros acabam comprometendo a saúde da coluna vertebral.

Os problemas posturais acometem grande parte da população brasileira e estão entre as enfermidades que mais levam pessoas até o consultório médico no País. Muitas vezes, os hábitos corriqueiros da rotina moderna como, por exemplo, passar muito tempo em pé ou sentado por horas a fio, trabalhando e dirigindo, somados à falta de condicionamento físico acabam comprometendo a saúde da coluna vertebral, deixando-a com desvios e deformada. Isso, em longo prazo, ocasiona dores e complicações posturais chamadas de lordose, cifose e escoliose. Entenda abaixo como ocorre cada uma delas e aprenda como tratar esses males.

O que é lordose, cifose e escoliose?

A lordose, cifose ou escoliose são problemas posturais que causam muitas dores, dependendo da gravidade dos casos. Podem ser de origem genética e começar a aparecer ainda na juventude ou serem adquiridos já na fase adulta. Isso ocorre, principalmente, devido à má postura diária, esforço físico exagerado (carregar com frequência bolsas e objetos pesados, fazer atividades físicas muito intensas, etc), sedentarismo e fraqueza muscular na região da coluna.

A lordose é causada quando a pessoa passa a apresentar uma coluna vertebral mais extensa de maneira anormal, gerando um crescimento exagerado da curvatura na região lombar. O que acaba passando a falsa impressão de que os glúteos são mais “arrebitados”. É um problema, na maioria das vezes, de caráter congênito.

Na cifose há um alargamento fora do padrão da concavidade dorsal da coluna. Deixando a pessoa com uma postura exageradamente encolhida, com os ombros voltados para dentro. Um das principais causas do aparecimento da cifose é a postura errada mantida ao longo dos anos.

Já a escoliose acontece quando existe um desalinhamento na curvatura lateral da coluna, que pode se manifestar tanto para direita como para a esquerda. Esse desvio acarreta um desequilíbrio da curva natural da coluna, fazendo – em diagnósticos mais severos – um lado do corpo aparentar ser um pouco maior do que outro. Em grande parte dos casos, esse desvio postural é hereditário e começa a dar sinais precoces de aparecimento na infância e adolescência.

Tratamento e prevenção

Existem diferentes tipos de tratamento para problemas posturais e eles variam de acordo com o estágio dos desvios e gravidade do diagnóstico. Sendo os profissionais mais indicados para cuidar da lordose, cifose e escoliose os fisioterapeutas, ortopedistas e quiropraxistas.

Em geral, os cuidados para tratar os desvios da coluna devem incluir práticas esportivas que visem trabalhar a musculatura como um todo, fortalecer a parede abdominal e alongar o corpo. As práticas físicas como a Natação, RPG e Pilates, Alongamento, Yoga, Musculação leve e Caminhadas moderadas são algumas das atividades ideais para ajudar na diminuição das dores, fortalecimento e realinhamento da coluna. Contudo, qualquer exercício deve ser realizado somente após avaliação e com supervisão médica.

Cuide do seu bem-estar

Pratique exercícios físicos no Santa Mônica Clube de Campo, um dos maiores clubes da América Latina. Ao se tornar um associado, você tem à sua disposição mais de 30 opções de modalidades esportivas em um local seguro e arborizado.

O Clube também conta com um setor de Condicionamento Físico, onde é possível fazer musculação. No Clube você também pode praticar Pilates, Natação e Alongamento, três das atividades mais recomendadas para quem deseja manter a coluna em dia. Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Exercícios Físicos Natação Saúde