carregando

Digite para pesquisar

Lesões mais comuns nos esportes

A melhor maneira de evitar lesões ou, ao menos, minimizar os riscos é realizar as atividades físicas com o suporte e orientação de um profissional especializado na área.

A prática de atividade física regular é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis. Contudo, tanto os atletas amadores quanto os profissionais estão sujeitos a sofrer lesões na hora de praticar esportes.

Existem lesões que são mais comuns e que afetam frequentemente os esportistas, principalmente aqueles que realizam atividade física sem o preparo necessário.

Alguns indivíduos tendem a sofrer traumatismos com mais frequência e mais gravidade do que outras pessoas, tudo depende do preparo físico e do acompanhamento correto com um profissional.

Saiba mais sobre quais são as lesões mais comuns no esporte e quais as formas de evitá-las!

  • Entorse

Essa é considerada a lesão que mais ocorre no meio esportivo, afetando principalmente joelhos e tornozelos. Também conhecida como “torção”, basicamente ocorre devido ao movimento anormal de determinada articulação, isto é, movimentos frequentes além do que o ligamento pode suportar, acarretamento em um traumatismo.

  • Luxação

A luxação significa o “desencaixe” de determinada parte do corpo. É comum ouvir a expressão “desloquei o braço” ou “desloquei o ombro” quando se referem a uma luxação. É uma lesão que provoca a separação anormal de um ou mais ossos da articulação.

A lesão ocorre quando uma força ou pancada violenta atinge diretamente uma articulação, empurrando o osso para uma posição que não é naturalmente sua.

Muitas vezes as luxações são referidas como algo simples, entretanto, em alguns casos, elas podem ser mais graves do que uma fratura. Por isso, é necessário deslocar-se imediatamente ao hospital em busca de atendimento médico, para que o osso possa ser retornado ao seu devido lugar.

  • Contusão

Trata-se de uma batida, pancada ou trauma ocorrido em qualquer parte do corpo causando uma compressão violenta. Esse impacto violento é capaz de gerar uma lesão nos tecidos moles, nos tendões, músculos ou ligamentos das articulações.

As contusões podem causar inflamações no local afetado, entretanto, a maioria não são graves, dessa forma, repouso, bolsas de gelo e compressas podem curá-las em pouco tempo. Mas, caso seja verificada uma situação mais grave, é necessário procurar um médico ortopedista.

  • Fraturas

Essa é a famosa lesão onde se “quebra” um membro, ou seja, é a perda da continuidade de um osso, podendo apresentar desvio ou não.

Na prática de esportes, os atletas em geral, podem ter fraturas de estresse. Elas ocorrem quando o osso é submetido a um esforço excessivo. Neste caso, pode haver fissuras no osso e não uma fratura completa.

É necessário atentar-se a fadigas e dores durante a atividade física, esses podem ser alguns dos sinais de que você está forçando muito o seu corpo. Dessa forma, é necessário reavaliar a frequência para que se evite uma fratura de estresse.

Como evitar esse tipo de lesão?

Esses traumas são males que assombram os atletas – profissionais ou não – todos têm medo de se machucar enquanto praticam algum esporte.

A melhor maneira de evitar lesões ou, ao menos, minimizar os riscos é realizar as atividades físicas com o suporte e orientação de um profissional especializado na área.

Dessa forma,deve haver toda a preparação física e psicológica necessária para diminuir o risco de se machucar durante a prática do esporte.

Faz toda a diferença iniciar a prática de atividades físicas com a supervisão e orientação de um profissional. Ele está apto a informar as melhores maneiras de realizá-las, assim como, adequará o treino de acordo com o seu tipo físico para que você não sobrecarregue o seu corpo.

Praticar esportes é fundamental para manter a saúde em dia, porém, é necessário que a atividade seja realizada com segurança, visando sempre a saúde do atleta para eliminar riscos futuros.

Você pode praticar várias modalidades esportivas no Santa Mônica Clube de Campo. O Clube dispõe, também, de profissionais altamente qualificados para realizar as atividades com os associados! Saiba mais aqui.

Aquecimento Dicas Esportes Saúde