carregando

Digite para pesquisar

Já conhece a novidade? Saiba mais sobre o Crossfut

Os exercícios nunca se repetem e são diferentes para cada dia, tornando as aulas mais dinâmicas e divertidas.

Você já deve ter ouvido muito falar sobre Crossfit. Mas e o Crossfut? Já conhece? Se não, essa é a hora de ficar por dentro dessa novidade que está transformando o modo de praticar exercícios físicos.

O que é o Crossfut?

Imagine a fusão de uma das paixões nacionais com treinos ao ar livre. É assim que o Crossfut trabalha. A ideia surgiu de um grupo de amigos de São Paulo que, ao notar o rápido cansaço em campo – que resultava em mau desempenho nas “peladas” da semana – concluíram que precisavam melhorar a resistência física do grupo. Para que a programação dos exercícios não ficasse monótona, já que a maioria não gostava do formato das academias, resolveram mesclar treino funcional e alguns movimentos do futebol que utilizassem a bola. O grupo foi crescendo rapidamente e hoje, o Crossfut é praticado não só por aqueles que desejam melhorar seu desempenho em campo, mas também para os que desejam se exercitar de uma maneira mais flexível e longe dos ambientes fechados das academias.

E como funciona na prática?

Além da mescla de futebol e treino funcional, o Crossfut trabalha com ginástica, atletismo e levantamento de peso, sempre com o objetivo de treinar sem impacto para que seja possível o ganho de massa magra. O tempo estimado para conclusão de todas as séries é de 40 minutos, sem interrupção. A cada aula são perdidas, em média, 1.200 calorias. Os exercícios nunca se repetem, portanto, há uma programação diferente para cada dia, tornando as aulas mais dinâmicas e divertidas.

Uma atividade para todas as idades

Você deve estar pensando que talvez esses exercícios sejam pesados demais, mas saiba que entre os praticantes de Crossfut, há pessoas de todas as idades – desde criança, idosos e famílias que treinam juntos. O objetivo é provar que todas as pessoas podem se exercitar, independentemente de sua idade ou de seu condicionamento físico. Lembre-se que os primeiros a praticarem a modalidade foram amigos que não conseguiam terminar uma partida de futebol sem sentirem cansaço extremo e necessidade de adquirir resistência física. O único requisito é estar com os exames médicos em dia.

Quais são os benefícios para quem pratica o Crossfut?

  1. Melhora da saúde mental: Estudos indicam que a prática de exercícios físicos tem um impacto positivo na melhora da depressão, ansiedade, memória e alívio do stress. Isso ocorre porque durante a atividade, o corpo libera uma grande quantidade de Endorfina, conhecida popularmente como “hormônio do bem-estar”.
  2. Combate a Osteoporose: O Crossfut auxilia no combate à doença dos ossos, pois fortalece a massa óssea a partir do impacto promovido pelos exercícios.
  3. Definição do corpo: Por ser um exercício de grande intensidade, o Crossfut é um grande aliado para os que estão em busca da perda de peso. A cada aula, é possível perder até 1.200 calorias.
  4. Maior produção do hormônio do crescimento: Outro hormônio que produzimos em grande quantidade durante os exercícios físicos é o (GH) mais conhecido como hormônio do crescimento. Além de estimular o crescimento tecidual, cartilaginoso e ósseo, é um potente agente anabólico.

Se o seu objetivo é perder peso ou ganhar massa muscular e resistência, o Crossfut é ideal. Além de diversas vantagens, essa modalidade oferecida pelo Santa Mônica Clube de Campo traz inúmeros benefícios que auxiliam na manutenção da saúde. Qualquer associado, a partir de 15 anos, pode ser tornar um praticante. Saiba mais aqui.

Atividades Físicas Crossfut Esportes Saúde