carregando

Digite para pesquisar

Já bebeu água hoje? Saiba mais sobre a importância da hidratação

Beber água é essencial para que o corpo consiga regular a temperatura e evitar, sobretudo, a desidratação

A água é, sem dúvidas, fundamental para a vida. O corpo humano é constituído por 65% de água em homens e 60% em mulheres na fase adulta. A maioria dos órgãos do corpo depende dela para o seu bom funcionamento. A água serve para transportar nutrientes, regular a temperatura corporal, lubrificar o cérebro e articulações, entre muitas outras funções.

A quantidade de água a ser ingerida por pessoa, diariamente, vai depender de fatores como as taxas metabólicas, o quanto a pessoa gasta de energia por dia e condições ambientais. Para quem pratica exercícios físicos com regularidade, por exemplo, deve-se beber mais água do que quem não pratica.

O fato é: não podemos ficar sem beber água. Ela é um dos itens mais importantes para a sobrevivência, pois atua no organismo exercendo várias funções e a sua ingestão traz uma série de benefícios para a nossa saúde.

Perigos da desidratação

Apesar de beber água ser uma atitude muito simples, diversas pessoas encontram dificuldades. Algumas pela falta de costume, outras pelas atividades do cotidiano e, até mesmo, por desleixo. No entanto, é preciso ter muita atenção. A desidratação acontece quando não conseguimos repor a quantidade de água perdida. Isso pode acontecer quando a temperatura ambiente está muito alta, quando estamos em locais sem a devida ventilação, exposição excessiva ao sol, prática de atividade física e, principalmente, quando não bebemos água.

A desidratação pode ser extremamente perigosa. Ela pode causar efeitos colaterais, sendo alguns mais leves, como boca e pele secas, ressecamento dos lábios, até outros mais preocupantes como aceleração dos batimentos cardíacos, dores de cabeça, fraqueza, cansaço e, até mesmo, hemorragias.

Benefícios da ingestão de líquidos

Conhecendo os perigos da desidratação, fica mais simples entender porque devemos manter o hábito de ingerir líquidos. E, para quem pratica esportes, beber água é ainda mais importante. Separamos alguns dos benefícios em manter o corpo hidratado. Confira a seguir:

• Beber água faz com que o corpo aumente sua imunidade a doenças. Isso porque ajuda a eliminar vírus e bactérias do organismo e mantém o bom funcionamento dos órgãos;

• Manter o corpo hidratado é essencial para regular o intestino, pois facilita os processos de digestão e excreção dos alimentos;

• Sendo a água o principal componente do sangue – cerca de 95% – a sua ingestão faz com que o transporte de nutrientes seja facilitado. Isso ajuda, não só a manutenção da saúde, mas também faz com que fiquemos mais dispostos para exercer as atividades do dia a dia;

• Quem pratica exercícios perde muito líquido. Por isso, repor pela hidratação é fundamental para evitar dores, causadas pelo ácido lático, e para ajudar na regeneração muscular.

• Outro benefício trazido pela hidratação é a manutenção da temperatura corporal. Quando ficamos expostos ao sol por muito tempo ou fazemos exercícios físicos, a temperatura do corpo aumenta. Dessa forma, beber água é essencial para que o corpo consiga regular a temperatura e evitar, sobretudo, a desidratação.

A prática de esportes, aliada a uma boa hidratação, é excelente para quem deseja manter uma vida saudável. No Santa Mônica Clube de Campo você pode tem à disposição as melhores condições para modalidades como Badminton, Corrida, Futebol, Golfe, Hidroginástica, Karatê, Tênis, Tiro Esportivo e muitas outras atividades. Venha ser saudável praticando esportes no Santa Mônica! Clique aqui e veja mais informações.

Dicas Esportes Exercícios Físicos