carregando

Digite para pesquisar

Gravidez e Corrida: fique por dentro dos cuidados

É importante fazer suas atividades em locais com estrutura e ter acompanhamento de profissionais qualificados.

Você sabia que gravidez e Corrida podem ser uma união muito boa para a futura mamãe e seu bebê? Isso mesmo! Porém, muitas mulheres abandonam essa prática por acreditarem que o repouso seja algo obrigatório para todas. Mas não é bem assim.

Nos próximos parágrafos você vai saber um pouco mais sobre os cuidados e benefícios da Corrida na gravidez. Acompanhe e boa leitura!

Cuidados para a Corrida na gravidez

O primeiro trimestre e o último mês de gravidez são os períodos mais delicados para a mulher e seu bebê. No início, temos a formação da criança e, ao final, o corpo feminino está muito sobrecarregado.

É por isso que antes de começar a correr ou praticar qualquer outro tipo de atividade física, a futura mamãe converse com seu obstetra para saber se está tudo bem, ou ainda, quais práticas e cuidados devem ser tomados.

Caso o médico recomende a interrupção da Corrida e a mãe insistir, ela poderá colocar em risco sua saúde e a de seu bebê. Por exemplo, ao estressar e sobrecarregar demais o corpo, ela pode acabar abortando ou a criança nascer prematura.

Além disso, vale lembrar que durante os meses de gravidez o corpo feminino passa por mudanças significativas e isso pode levar à perda de equilíbrio, dificuldade na realização de alguns movimentos e instabilidade.

Mas quais são as dicas para as mamães liberadas para praticar Corrida na gravidez? Selecionamos algumas das mais recomendadas por especialistas em saúde. Confira!

  • Antes de praticar as atividades físicas é muito importante se alimentar de forma saudável com alimentos leves e nutritivos.
  • É importante usar roupas leves e confortáveis bem como se manter hidratada durante e depois a Corrida.
  • O ideal é escolher locais amenos e com poucas pessoas como um parque arborizado nos dias mais vazios.
  • A mãe deve se lembrar que está grávida e por isso, nada de tentar correr como se estivesse em uma maratona!
  • Não precisa correr todos os dias: duas ou três vezes por semana já trazem enormes benefícios.
  • Deve ficar atenta ao horário. O ideal é que a atividade tenha entre 30 minutos e uma hora de duração.

Benefícios da Corrida durante a gravidez

Os benefícios de praticar Corrida na gravidez são inúmeros. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

  • Menor risco de desenvolver Diabetes Gestacional.
  • Diminuição do risco de ter um parto prematuro.
  • Diminuição da depressão.
  • Menos chance de ter aumento de peso.
  • Mais facilidade no trabalho de parto.
  • Melhor autoestima e mais bem-estar.
  • Menos estresse e ansiedade.

Claro, há muitos outros benefícios para a mãe e seu bebê. O ponto chave é que se ela estiver bem, com o organismo saudável, a criança também estará!

Portanto, a única preocupação da mamãe que quer correr durante a gravidez é ser sempre ser orientada pelo seu médico.

Além disso, o mais recomendado é que sempre faça suas atividades em locais com estrutura e com profissionais qualificados para ajudá-la durante essa fase tão importante da vida.

Se você, mamãe, quer praticar Corrida também durante a gestação, saiba que o Santa Mônica Clube de Campo conta com uma ótima estrutura e profissionais qualificados para orientá-la oferecendo todo o suporte de que você precisar. Quer saber mais? Clique aqui.

Atividades Físicas Dicas Saúde